O Conrado morou em Stuttgart nos anos 80 do século passado e fez amizades que perduram até hoje. Pois nesse final de semana fomos visitar a Bete e o Alex (eu ainda não os conhecia pessoalmente). Visitar uma cidade nova é uma delícia, mas com guias tão queridos e dedicados, não tem preço. Sem falar no apartamento daqueles antigos, enorme e com pé direito alto, coberto de livros por todos os lados; como não amar?
A cidade foi bastante destruída depois da guerra, então na parte central a maior parte dos edifícios é nova e com uma arquitetura comum à maioria das cidades. Mas é só subir um dos muitos morros (verdinhos!) que cercam a área que a gente já vê aqueles telhadinhos lindos, típicos da região. Há também castelos (o Altes Schloss — “Castelo antigo”, é do século 10; o Neues Schloss — “Novo Castelo”, é do século 18) e outras construções antigas que se salvaram ou foram reconstruídas.
Stuttgart tem 500 mil habitantes e é famosa por suas indústrias (Mercedes, Porsche, Bosch, etc) e universidades técnicas.
A vida cultural é riquíssima e no domingo à noite fui com a Bete assistir uma releitura de Romeu e Julieta no pátio interno no Altes Schloss. Olha só que bacana: o Romeu era negro! Ele falou a peça toda em alemão (como todo o elenco), mas também trechos em inglês, francês e teve até uma curta cerimônia em alguma língua africana quando a Julieta morre. Outra curiosidade: quando os amigos do Romeu saem com ele para a “balada”, cantarolam alegremente “Ai se eu te pego”. Para vocês verem…rsrsrs
Como o tempo foi curto (chegamos sábado à tarde) e tinha muito assunto para botar em dia, acabamos não visitando nenhum dos famosos museus; mas com certeza vamos voltar.
Obrigada, Beth e Alex, foi um final de semana maravilhoso!
Gostou das fotos e quer ver mais? Clique aqui e vá direto no álbum do Flickr.
Ênio Padilha
Lígia, querida.
Tem gente que é rica (de conhecimento, cultura, sabedoria…). Você é milionária!
Fico feliz que você seja uma ricaça generosa e divida com a gente fatias tão deliciosas das suas experiências.
Obrigado por este passeio em Stuttgart (corri para o mapa para ver se ficava no nosso circuito… não fica! Quem sabe na próxima)
ligiafascioni
Aahahahahaah…. pois é, tomara que minha riqueza só aumente com muitas viagens!
Ênio, esse pedaço aqui do mundo (como todos os outros) é cheinho de coisas para ver. Tem que fazer umas mil viagens para ver pelo menos uma parte. O bom é que vocês terão que voltar outras vezes 🙂
Beijocas (outubro está chegando!!)
Joel Rhenius
Como sempre, MARAVILHOSOS, texto e fotos, como se diz em portunhol “shou de buela” kkkkk abs aos 2 e ate breve.
ligiafascioni
Obrigada, queridão! Um beijo para todo mundo aí 🙂
Bete
Com essas fotos, nem parece a cidade em que a gente mora! 🙂
Vocês mal foram embora e já estou fazendo a lista das coisa imperdíveis que não vimos. Tem o Weissenhofsiedlung com a casa Le Corbusier, projetos do Mies van der Rohe e toda a turma do Bauhaus (logo pra você, como é que não lembrei disso?). O museu da Mercedes, a Staatsgalerie, as obras do Otto Dix no Kunstmuseum. Olha, é melhor já anotar pra gente não esquecer da próxima vez. 😉
Beijos e voltem logo!
ligiafascioni
Uau!!!!!! Então logo esse post vai ter o capítulo 2 (talvez 3, 4, 5….rsrsrsrsrs).
Beijos e obrigadíssima 🙂
Clotilde♥Fascioni
Maravilha!