Em 1993 (lá se vão 25 anos!) eu estava iniciando o mestrado e, ao mesmo tempo, comecei a trabalhar na Gyron Tecnologia, empresa que desenvolvia o Projeto Helix (já falei dele aqui). Nessa época, o programa Globo Ciência fez um episódio mostrando sobre o projeto.
Além da equipe de engenheiros formada pelo Conrado Seibel, o Marcos Regueira e eu, e mais dois técnicos (o Carlos Dutra e o Miguel Arcanjo), o projeto tinha dois engenheiros convidados do CTI de Campinas (o Josué Ramos e o Othon da Rocha), que desenvolveram um modelo matemático que simulava o vôo; a ideia era usá-lo para treinar os futuros pilotos (que, infelizmente, nunca aconteceu).
Pois o Josué conseguiu digitalizar o vídeo (a qualidade está bem ruim, dada a idade avançada da mídia), mas é ótimo para relembrar esse projeto que fez tanta diferença na minha vida profissional e, em útima instância, o direcionamento da minha carreira para o tema inovação.
Só apareço de relance em duas cenas (eu estava trabalhando de verdade, não apenas fazendo figuração…rs). Todo mundo tão novinho… bons tempos!
Comentários