Nossa, a cidade está completamente coalhada de mercadinhos de natal. São feiras bem organizadas e cheias de coisas bonitas e gostosas. O visual é bem kitsch, mas combina perfeitamente com natal (natal é uma coisa kitsch por definição, né?).
O que eu mais gostei foi de descobrir que eles têm mais de 10 tipos de quentão (que aqui se chama Glühwein, que, não por acaso, quer dizer vinho incandescente). É sempre um vinho, claro (tem branco também) com mais alguma coisa, que pode ser uma fruta, rum ou licor. O clássico é como o nosso, com gengibre e cravo, bem parecido mesmo (delícia!), mas ontem experimentei um com vinho branco e licor de ovos que estava divino. Já andei olhando um com amaretto que também parece tentador; minha meta é experimentar todos antes do natal sem cair na rua e nem virar alcoólatra…eheheh… sério, o negócio esquenta que é uma beleza para esses dias mais geladinhos. De resto, muita salsicha (wurst) e comidinhas com cogumelos e batatas (adoro).
O bom é que, apesar de ter muitos acessórios de frio (luvas, bonés, echarpes, etc), o negócio não é um camelô gigante. A maior parte é artesanato mesmo e as estrelas da festa são as bolachas e os chocolates decorados; o capricho é tamanho que chega a ser uma forma de arte.
Mas de tudo, o que mais me surpreendeu é que hoje constatei que as árvores de natal são decoradas com bolas de verdade, daquelas de vidro espelhado bem fininho que minha mãe usava na decoração quando eu era criança. No Brasil, nunca vi árvore com bola de verdade assim na rua. Dá uns efeitos bem bacanas, vejam só.
Se quiser ver todas as fotos, clique aqui para ir ao Flickr.
Clotilde ♥ Fascioni
Belissimo, sem palavras…♥♥
Natália
Nossa, quanta saudade da Alemanha!