Não tinha ouvido falar muito de Cottbus, uma cidade de 100 mil habitantes que fica a 1h30 de trem de Berlim.
Fui lá porque tinha lido algo sobre a biblioteca da universidade técnica de Brandemburgo que fica no campus de Senftenberg e, como boa caçadora de bibliotecas que sou, lá fui atrás do tesouro. E que tesouro, minha gente! Inaugurada em 2004, foi executada pelo escritório Herzog e de Meuron após vencer um concurso.
Depois disso já ganhou vários (e merecidos) prêmios e eu juro que moraria lá dentro de bom grado no meio do mais de 1 milhão de livros e mais um tanto de material multimídia. A grande estrela é a escada caracol. Essa obra de arte da arquitetura é um acontecimento! Todo o mobiliário, as cores, os materiais, as 600 mesas de leitura com tomada e iluminação próprias, os 7 andares de deleite visual. Eu moraria aqui dentro fácil. E você?
E olha que eu nem estava esperando nada da cidade (fui só para ver a biblioteca mesmo). Mas que gracinha!! A arquitetura, com muitos prédios em estilo art-deco e art-nouveau, homenageando o Jungedstill, tem, no seu teatro nacional uma construção muito próxima da Sessesion que vi em Viena; quero voltar lá para fazer uma visita guiada. Os prédios todos estão muito bem conservados e a cidade é uma teteia!E isso porque não fui no parque mais famoso da cidade (Branitz). Então, pelo jeito, vou ter que voltar…
Comentários