A Hungria, como todo o Leste Europeu, ficou sob o domínio da antiga União Soviética até 1989, quando caiu o muro de Berlin. Pois em 1990, quando o país finalmente passou a ser uma verdadeira democracia, todos os monumentos que homenageavam heróis do regime ditatorial foram retirados das praças públicas e levados para um parque fora da cidade, o tal Memento Park.
Tanto pelo valor histórico como pela curiosidade dos monumentos, queria muito visitar esse museu a céu aberto. Pesquisei, perguntei, e não foi muito fácil chegar lá não. Não há indicações e tive que fazer três conexões entre bondes e ônibus para chegar, pois é bem fora da cidade, do lado de Buda. O projeto foi interrompido em 1994 (o site não diz por que), mas a ideia original é bem mais ambiciosa do que está lá apresentado.
O parque é pequeno, mas as obras são bem bacanas; pena que algumas das estátuas que vi na internet não estavam lá. Há uma visita guiada, mas quando cheguei, tinha acabado de acontecer (aí eu teria que esperar uma hora inteira e resolvi ver tudo sem o guia mesmo).
Apreciem as estátuas, então!
O Expedia Brasil tem preços acessíveis para vôos e acomodação para a Hungria e muitos outros destinos.
Mais sobre a cidade de Budapeste e os seus banhos: clique aqui e aqui.
Clotilde♥Fascioni
Interessante.