Agora Deus vai te pegar lá fora!

Para mim, se tem uma coisa melhor que chocolate, melhor que praia, melhor que música, melhor que quase tudo, é um livro bem escrito. Que delícia navegar pelas ideias bem construídas, pelo humor fino, pela combinação de sarcasmo e ironia na medida certa.

Pois sou fã de carteirinha do Carlos Moraes e não consigo entender porque um sujeito assim não é mais famoso e lido que o Paulo Coelho (que me parece quiabo cru em dia de vento ao som do créu…ahahah).

Descobri esse escritor no ano passado, quando tive o prazer de ler “Desculpem, sou novo aqui“; cheguei a postar a respeito aqui. Essa semana, recém terminei “Agora Deus vai te pegar lá fora: anotações de um padre preso numa cidade sem zoológico“, que foi escrito antes.

O livro conta a história de um padre louco por futebol que, desiludido com o pouco de fé e amor e o muito de ritual a aparência que grassa na igreja, resolve desistir da batina. Ao mesmo tempo, ele é preso por algumas manifestações idealistas e até um pouco adolescentes na época da ditadura. Uma frase aqui, um texto mais empolgado acolá, alguns desafetos além, e ele acaba virando preso político numa cadeia comum numa cidadezinha gaúcha perto da fronteira com o Uruguai. Aí ele descreve os companheiros, as visitas, a rotina, suas dúvidas existenciais. Tudo cheio de humor e lirismo, irresistível até para quem não curte futebol, como eu.

Uma joia que merecia virar filme. Guardem esse nome.

NOTA: Fiz uma pesquisa agra e vi que ele exerceu a carreira de jornalista por muitos anos trabalhando em grandes veículos. Morreu em 2019, aos 78 anos, já aposentado, em decorrência de complicações pós-operatórias.

10 Responses

  1. 17 fevereiro 2011 at 12:55 pm

    Excelentes seus posts e voc^´e muito linda!

  2. Elton
    Responder
    17 fevereiro 2011 at 1:28 pm

    E pra quem não curte cristianismo é bom também?

    De qualquer forma, também não entendo o sucesso do Paulo Coelho e além dele essa literatura de anjos e vampiros fluorescente. Até começamos uma discussão no facebook: http://www.facebook.com/eltonbaroncello/posts/130056303729662

    • ligiafascioni
      Responder
      17 fevereiro 2011 at 3:13 pm

      Oi, Elton!
      Posso dizer que religiosa é um adjetivo que não me cabe de jeito nenhum e o cristianismo ainda me enche de dúvidas. E posso dizer que mesmo assim vale muito a pena!
      Sobre vampiros e Paulo Coelho, cada um se diverte como pode, né? Deixa eles….eheheheh

      • Elton
        17 fevereiro 2011 at 3:28 pm

        Tudo bem. O problema é que enquanto essa literatura ganha espaço, encadernações e capas lindíssimas e caras os bons escritores e bons livros deixam de receber apoio “grana” e levam anos para serem publicados quando são. Pena!

  3. Marciane Faes
    Responder
    11 março 2011 at 9:25 am

    O livro já tinha chamado atenção pelo título, mas a leitura se concretizou a partir do teu post. Obrigada!
    Concordo contigo que o texto é muito bem escrito (presta-se até para uma leitura em voz alta, em família), ótimo para um filme.
    Para quem tem/teve vivência de engajamento em pastorais da Igreja, fica mais engraçado ainda, pois é inevitável a comparação com as situações relatadas.

  4. Angela Delgado
    Responder
    21 agosto 2011 at 8:46 pm

    Meu marido e eu também somos fãs do Carlos Moraes. Você tem o e-mail dele?

    • ligiafascioni
      Responder
      23 agosto 2011 at 1:18 pm

      Puxa, não tenho não, Angela. Mas, se conseguir, manda um beijão 🙂

  5. Marciane Faes
    Responder
    20 março 2014 at 7:24 am

    Pra marcar aniversário de 3 anos do comentário acima:
    Agora Deus vai te pegar lá fora é um dos livros indicados para leitura do G2 dos
    alunos de Português da profa Cristina, das Faculdades de Taquara/RS.
    Palmas para ela, não?
    E para os estudantes, que como meu colega de trabalho, ficaram curiosos para
    ler a história que o Carlos escreve.

    • ligiafascioni
      Responder
      29 abril 2014 at 3:37 pm

      Nossa, que legal! Para mim esse sujeito devia estar vendendo mais livros que o Paulo Coelho. O mundo ainda não o descobriu…

Leave A Reply

* All fields are required