Escrevi aqui algumas vezes que o design deve permear todas as ações e comunicações da empresa, desde as finanças (você pode não acreditar, mas o design bem aplicado ajuda a reduzir custos), até a gestão de pessoas, passando pelo marketing. Pois é justamente sobre o marketing que a gente vai conversar hoje.
Ok, vamos partir do princípio que o pessoal está convencido que o design é essencial para uma empresa se diferenciar no mercado. Mas essa idéia ainda está muito limitada ao desenvolvimento de novos produtos daquele tipo chiquérrimo que aparece em revistas de arquitetura e design. Claro, aquelas coisas lindas também são design, mas não só.
Vejamos como o pessoal do marketing e os designers podem trabalhar juntos. Vamos supor que uma empresa fabrica cadernos escolares. O pessoal do marketing já definiu o posicionamento, encontrou o nicho de mercado e fez pesquisa de comportamento do consumidor. Pois é, em vez de simplesmente colocar fotos de artistas teen na capa e competir com a concorrência pelas melhores fotos, eles podem contratar um designer e mudar tudo.
Designers têm um conjunto completo de ferramentas no seu método projetual para desenvolver novos produtos que, não raro, levam a inovações bem interessantes. Vai demorar um pouco mais, mas garanto que vale a pena. O designer vai ver como o consumidor se comporta in loco, vai acompanhar a rotina dele, vai entender o que o emociona, vai montar um painel semântico e vai testar muito os protótipos até chegar ao mais perto da perfeição que o orçamento e o tempo permitirem. Ele não vai se limitar à capa: vai entender quais são os usos funcionais e simbólicos do objeto, vai pensar no que poderia melhorar na sua estrutura, vai considerar a questão da sustentabilidade. E os cadernos vão deixar de ser simples blocos onde se anota coisas para se tornarem queridos companheiros objetos de desejo.
Profissionais de marketing e designers deveriam trabalhar juntos sempre, desde a concepção do produto, sua embalagem, seu ciclo de vida até sua comunicação.
“Muito bonito, mas isso não vale para mim, eu não fabrico cadernos, tenho um restaurante”. Engano seu, talvez o setor de serviços seja onde o design tem a maior contribuição a dar na diferenciação de uma empresa.
Primeiro, o pessoal do marketing e os designers devem pensar na identidade do restaurante e na marca que irá traduzi-la. Esses atributos diferenciais devem ser percebidos no ambiente, no cardápio, no atendimento, no website, no material de divulgação, nas louças, nos uniformes, na fachada, nas embalagens, na arrumação das mesas, até no perfume que o ambiente exala. O design está em tudo!
Claro que um designer que estudasse marketing ou um profissional de marketing que estudasse design ampliaria muito a sua caixa de ferramentas para resolver problemas. Mas trabalhar em equipe é tão mais gostoso e produtivo…
Ligia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br
Thiago Valenti
Marketing e design são duas áreas muito próximas, e deve ser por isso que existe briga entre os dois (mais ou menos como briga entre irmãos).
É um problema conciliar e equilibrar o investimento e o tempo dedicado à cada um, do ponto de vista do empreendedor. Só uma parceria de verdade mesmo para botar o negócio pra funcionar, pois trabalhar em equipe é sempre mais difícil, porém o resultado é sempre mais satisfatório (ok, sempre não né..).
Já escrevi um “artigo” sobre isso também ( http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/07/02/design-e-marketing-sao-aliados-nao-inimigos/ )
Ah, eu não ia perder de mandar esse pra ver o que você acha =]
Susi
Ligia,
Sou formada em Design com especialização em Marketing e achei muito claro e objetivo o seu texto ao abordar a relação entre as duas áreas. Interessante, também, que você falou de design de serviços sem dar nome aos bois, no penúltimo parágrafo.
Assisti a uma palestra sua no P&D 2008 e me apaixonei. Você acaba de ganhar uma seguidora! 🙂
Abraço!
Susi
Guilherme Machado
Oi Lígia,
Achei ótimo o seu artigo, assim como o do Thiago, estou utilizando como referência para meu trabalho de conclusão de curso. Sou formado em desenho industrial pela Gama Filho e estou cursando Marketing na Univercidade, meu trabalho foca justamente sobre as questões abordadas no seu artigo, como as áreas de Marketinf e Design, que são praticamente complementares, se relacionam e administram suas tarefas e ações. Estou buscando também uma boa abordagem e branding. Gostaria de saber se você pode me passar mais algumas referências que possam enriquecer meu trabalho e me ajudar.
Novamente parabéns!
Guilherme Machado
Lígia Fascioni: Oi, Guilherme! Assim, de cabeça, não estou de lembrando de uma referência assim tão direta. Vou dar uma pesquisada e mando para você depois, ok? Obrigada pela visita e volte sempre!