Fui passar a Páscoa em Saarbrücken para ficar com o Conrado, que está trabalhando lá temporariamente numa consultoria. Como fica pertinho da fronteira com a França, decidimos visitar a região em volta. Por conta do pouquíssimo tempo (só um final de semana), acabamos elegendo duas cidades praticamente equidistantes cerca de 130 km de Saarbrücken: Estrasburgo e Luxemburgo.
Pesquisei um pouco a respeito como sempre faço, mas, sério, não estava preparada para o que vi. Pior: não façam como eu que passei só um mísero dia lá. Reservem mais tempo (pelo menos uns três dias) para explorar melhor aquela belezinha.
Estrasburgo (Strasburg em alemão e Strasbourg em francês) é a capital da região da Alsácia e existe desde o ano 12. A.C. Durante a Idade Média pertenceu ao Sacro Império Romano Germânico e depois do Renascimento foi disputada palmo a palmo pela França e a Alemanha (depois da Segunda Guerra voltou a pertencer à França, mas todas as placas de sinalização são bilíngues francês-alemão). O centro histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2008, fica em uma Ilha Fluvial linda, unida às margens por dezenas de pontes, uma mais charmosa que a outra.
Sua impressionante catedral gótica tem uma história longa e incrível. A Catedral de Notre Dame de Estrasburgo começou a ser construída no ano 510 D.C. e funcionou bem até 1005, quando foi destruída em uma das muitas guerras. A partir de 1015 começou a construção do edifício que existe até hoje (levou nada quase 400 anos para ficar pronta!).
Hoje em dia, Estrasburgo é a sede da Comissão da União Europeia e está sempre lotada de turistas. Pegamos um dia frio, nublado e chuvoso e eu já nem sabia para onde olhar, de tão deslumbrada. Imagina só isso na primavera ou no verão, com sol e todo mundo na rua. Não sei você, mas eu vou ser obrigada a voltar.
NOTA: Tentei não repetir nenhuma foto que já está no post anterior, as top 10 de de março.
Lucia Abrão
Nossa, de tirar o fôlego! Lindo demais!!!
Janine Fortuna
Minha cidade 😉 amoooo