Uma amiga uma vez comentou comigo que leu ou ouviu em algum lugar que um casamento duradouro se mantinha sob três pilares: simpatia, respeito e admiração. Fiquei pensando que faz todo sentido, e não só para casamentos. Vale para todos o tipo de convivência, incluindo amizades e também o relacionamento entre as empresas e seus clientes, os líderes e seus seguidores, os grupos de trabalho e as associações de pessoas.
Vamos ver cada tópico cuidadosamente para ver se não falta nada mesmo.
1. Simpatia
Os dicionários explicam que simpatia implica afeto, atração, tendência a solidarizar-se com os sentimentos do outro, reconhecimento, consentimento, afinidade, conexão, entendimento. No caso de uma empresa, um cliente só se relaciona com ela se sentir algum tipo de atração, algum tipo de conexão. Seria o equivalente àquela coisa um pouco inexplicável da química, dos “santos baterem”, do entendimento mútuo. Concordo que sem isso, não dá para manter nenhum tipo de contato duradouro.
2. Respeito
Esse tópico fala da atenção, da consideração pelos sentimentos e opiniões do outro, do apreço, da estima, da reverência. Se uma pessoa não tem respeito pela outra, não há possibilidade de relacionamento entre elas. Com uma empresa ocorre o mesmo. Se ela não me respeita, se não está interessada nas minhas opiniões e posições, se não me dá o mínimo de atenção, como continuar cliente?
3. Admiração
Penso que esse item é a cereja do cupcake. Você pode ter simpatia e respeito por alguém, mas isso ainda não ser suficiente para manter uma relação perene. É preciso admirar nessa pessoa pelo menos uma qualidade que ela tenha. Para mim, isso é fundamental num casamento. E, observando bem, reparei que nutro profunda admiração por todos os meus amigos mais próximos e queridos, cada um por uma característica diferente; mas todas me enchem de orgulho de alguma maneira. Por isso também penso ser muito improvável relacionar-se a longo prazo com empresas pelas quais não se tenha nenhum aspecto a admirar.
Parece pouco, simples, mas estou convencida de que essas três perspectivas resumem bem os principais pontos de apoio num relacionamento duradouro, qualquer que seja sua natureza.
Pense nas pessoas mais chegadas, que mais convivem com você, aquelas que você mais ama, e veja se os três tópicos estão presentes.
Acredito que todas as empresas que trabalham para manter uma base de clientes fiel deveria ter estratégias claras para tornar visíveis e presentes esses três pontos fundamentais.
E você, tanto no aspecto pessoal como no profissional? Está cuidando bem desse trio?
Fagundes
Muito bom.