O rio Spree corta toda a cidade e dá tantas voltinhas que acabou formando uma ilha pluvial. Pois nessa ilha estão concentrados os principais museus da cidade. Como eram muitos (se contar a cidade toda são 176!), escolhi visitar apenas o Pergamon Museum e o Neues Museum.
O Pergamon chamou a minha atenção porque nele estão as ruínas originais do templo grego que leva esse nome. Vou ser sincera: eu já tinha me escandalizado quando visitei os chamados Mármores de Elgin no Museu Britânico em Londres porque os ingleses simplesmente transferiram o Pathernon inteiro para dentro do prédio (ficou fantástico, mas não deixa de ser um tipo de roubo, né?). Está certo que o que sobrou das ruínas Grécia está sendo carcomido pela poluição (acho que os gregos são um pouco avacalhados como os brasileiros nessas coisas de cuidar do patrimônio histórico), mas o negócio é grande demais.
Pois não tenho certeza, mas estou achando que o o Altar do Pergamon é bem maior. São fachadas inteiras, cada pedra gigantesca com esculturas cuidadosamente restauradas. É mais que impressionante; é formidável. O pé direito do museu é altíssimo para abrigar uma fachada original do templo grego com 130 metros de altura, imagine só. Durante a guerra, a instalação inteira foi cuidadosamente desmontadada e escondida numa mina. Incrível, né?
Como não dá para fotografar dentro do museu, peguei algumas fotos da Wikipedia para se ter uma ideia.
Pois é, não contente com essas preciosidades, o museu também exibe ruínas da Babilônia no reinado de Nabucodononsor e uma coleção de arte islâmica de cair o queixo (os portais têm a mesma altura do Mercado de Mileto e foram tirados de algum palácio).
No Neues Museum, que guarda uma impressionante coleção de arte egípcia, vi nada menos que o famoso busto da Rainha Nefertiti (entre outras coisas maravilhosas). Ela é linda mesmo! De novo, não dava para tirar fotos, mas olha só uma imagem que encontrei da belezoca na Wikipedia.
Loucura!!
Clô♥
Acho a Camila Pitanga a cara dela, deve ser a reencarnação da mesma, veja se não tenho razão? É linda mesmo, assim como a Camila é.
Jonas Ferrari
é de chorarrrrr mulé!