Semana passada estive com minha amiga Carla Cecília visitando Münster. O pretexto era visitar a queridíssima Valéria Bernardelli Jansen, que conheci por causa do seu maravilhoso Clube do Livro de Münster.
Chegamos domingo no final do dia e nos hospedamos no H.ostel de Münster (recomendo demais; a gente pegou um quarto duplo com banheiro privativo — excelente em todos os aspectos — não é publi!).
A gente logo se encontrou para um café com a Valéria, que nos deu dicas preciosas sobre como aproveitar melhor a cidade, já que iríamos embora já na terça-feira. Um dia e meio para aproveitar e, podemos dizer, valeu demais.
A cidade é pequena e muito charmosa. O centro histórico é contornado por uma alameda arborizada que funciona como ciclovia, que é o principal meio de transporte na cidade. A gente fez tudo a pé, mas porque a Carla e eu somos andarilhas experientes; senão, alugaríamos uma bicicleta, com certeza.
Apesar do tempo chuvoso, a gente aproveitou bastante. Na segunda-feira, andamos bastante pelo centro, visitamos o jardim botânico mantido pela universidade, o Palácio que serve de centro administrativo, o lago Aasee, rodeado por um parque com árvores belíssimas, dando seu espetáculo outonal. Veja se não é lindeza demais!
Terça-feira, nosso trem era às 14 horas. Então aproveitamos a manhã chuvosa para visitar a região portuária e o museu de arte da cidade, o LWL: Museum für Kunst und Kultur, que além do belíssimo acervo de obras de arte dos séculos XVI até XXI, ainda estava com uma mostra especial de Picasso e Kirchner, um alemão contemporâneo bastante influenciado pelo mestre. Realmente as obras eram sensacionais. Como sempre eu aproveito para combinar as pessoas com os quadros e debochar um pouco das caras e bocas dos retratos dos séculos anteriores…rsrts
Adorei a visita, mesmo que tão curtinha! Recomendo!





























































































