Esse texto é de 2005 e faz parte do meu livro “O design do designer“, mas mesmo assim, achei que seria legal colocá-lo aqui, para quem ainda não leu.
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A revista Veja dessa semana coloca na capa a identidade visual de uma conhecida marca de sabão em pó para anunciar a sua principal matéria: político artificial. À parte do propósito de esclarecer alguns aspectos sobre os motivos da carestia das propagandas eleitorais no Brasil, dois pontos me chamaram a atenção: o título “o marketing e a corrupção” e o fato da equipe de reportagem ter usado as palavras marketing e propaganda como sinônimos o tempo inteiro. E o pior é que a propaganda a que os jornalistas se referiam era justamente aquela enganosa, do mal mesmo.
Marketing, já diz o guru da matéria, Philip Kotler, “é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Nada a ver com o que a matéria da revista mostrou, não é? Pois nem todos os grupos em questão obtêm o que necessitam (só um grupelho ganha; a maior parte só paga), e nem o que se troca pelo voto tem valor.
A Associação Americana de Marketing declara que “Marketing é o processo de planejamento e execução do conceito, do preço, da comunicação e da distribuição, de idéias, bens ou serviços, de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais“. Mais um fora. De novo, só um lado mostrado na reportagem obtém o que deseja. O outro fica a ver mensalões passarem na TV. Isso não pode ser chamado de marketing de jeito nenhum!
A minha definição não é tão elegante nem acadêmica, mas lá vai: “marketing é a arte de seduzir para casar”. É assim que eu sempre começo as minhas aulas de marketing. Todo mundo ri, acha estranho, mas no decorrer do curso a frase passa a fazer sentido.
Vamos por partes: a arte de seduzir. Quando você quer seduzir, pesquisa o mercado, a concorrência, define quanto você está disposto a investir (até onde vai o seu empenho) e o preço (condições mínimas para um relacionamento), os locais onde vai atuar para sensibilizar a “vítima”, as necessidades do público de interesse, seus desejos mais secretos. Tendo as informações, você então bola estratégias e usa toda a sua inteligência, charme, prestígio, rede de contatos, informações privilegiadas, corpinho sarado e tudo o mais que estiver à mão para se dar bem. Até mesmo propaganda!
E onde entra o “para casar”? É que no negócio do marketing, fidelidade é uma coisa muito importante. É essencial que o cliente esteja satisfeito e encantado o suficiente para não lhe passar pela cabeça a nefasta idéia de trocar você pelo seu concorrente. A satisfação é importantíssima, medida cientificamente por institutos de opinião sérios e homologados, como, por exemplo, os(as) melhores amigos(as). Então, nem pense em trapacear. Pós-venda é tudo no marketing.
Por isso é que quando vejo esses indivíduos mal denominados “marketeiros” construírem políticos artificiais, sinto-me no dever de lembrar: gente, isso não é marketing. Isso é galinhagem!!!!
Lígia Fascioni | www.ligiafascioni.com.br
Emilio cerri
A AMA (American Marketing Association) revisou sua definição de marketing em 2004: “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e entregar valor ao consumidor e para gerenciar relacionamentos, de forma a beneficiar aorganização e seus stakeholders. ” A inclusão do “gerenciamento de relacionamentos” está bem alinhada com o surgimento do conceito e processos do CRM. Mas, de qualquer modo, minha preferência sobre o que se refere a mercados em geral é a definiçao do Cluetrain Manifesto: “Mercados são conversações”. Fraterno abraço.
Ligia Fascioni
Obrigadíssima pela aula, querido guru!
Monica Loureiro Jorge
Lígia….
Moro em Vitória e ainda quero aprender mais sobre Marketing , Publicidade e Design ( de preferencia pela Internet )
Voce pode me dar algumas dicas legais de sites ?
Monica Loureiro
Rick
Seu blog me inspira!!
parabens!!
postei os vinhos no meu ^^
e o livro? qdo sai? onde compra?
Pareja
Hola de parte de parejaspareja.es, encontre tu blog navegando por la red buscando cursos homologados en google. Me parece super interesante la información que tienes en tu blog y sin lugar a dudas regresare a leerlo. Tengo una pregunta, si podria traducir tu blog “Marketing e galinhagem « Ligia Fascioni” y añadirlos a un de mis blogs en italiano? Y por supuesto con el link direccionando a tu blog. Estare esperando tu respuesta. parejaspareja.es
Lígia Fascioni: Todo o material disponível no meu blog pode ser reproduzido livremente (inclusive traduzido), desde que citada a fonte.
Rafael
Em um país em que qualquer um é chamado de doutor e todo mundo que “faz” alguma coisa é chamado de designer, não me espanta mais como denominam as coisas, mesmo sendo um absurdo, sempre vai ter…
Edma Jucá
Lígia, perfeito! É isso. Adoro teu estilo de ‘ falar francamente’…