Gdansk

Gdansk é uma cidade muito mais linda do que eu tinha imaginado. No litoral do mar do Norte, é a terra natal de Lech Walesa (Nobel da Paz), fundador do sindicato Solidariedade, que deu início ao movimento que resultou na queda do muro de Berlim.

Aqui também nasceu Daniel Fahrenheit (aquele da temperatura). Gente, esse lugar é lindinho demais; pena que fiquei apenas dois dias e com a previsão de frio e chuva…brrr… só fico imaginando isso aqui com sol! Se Gdansk não estava na sua lista, coloque!

Pois no primeiro dia ficou nublado, mas no segundo choveu torrencialmente o dia inteiro como se Noé tivesse recebido um aviso para zarpar. Ainda bem que no breve intervalo de sol que teve no dia anterior, aproveitei para tirar fotos do belíssimo Museu da Segunda Guerra Mundial. O projeto arquitetônico mostra o delicado equilíbrio de um cubo e toda a exposição histórica acontece no subsolo.

A invasão da Polônia pela Alemanha foi o estopim dessa guerra, estúpida e sem sentido como todas as guerras são. Hoje aproveitei a chuva para passar algumas horas lá dentro. Eles recriam alguns cenários desolados e, para mim, uma parte muito emocionante foi a parede inteira com as malas dos refugiados, todas empilhadas. Saí de lá triste e com raiva, porque parece que não aprendemos nada…

Leave A Reply

* All fields are required