Não é segredo para ninguém minha admiração pela empresa de transportes públicos de Berlim; não que o serviço prestado seja um primor de excelência. Há falhas, e muitas. Mas os caras sabem TUDO de marketing. Mesmo com o ônibus atrasado, não tem como não amar essa empresa. Assisti uma palestra com o diretor de marketing que apresentava as diretrizes para toda a comunicação da empresa e relatei aqui.
Em Berlim não há catracas de nenhum tipo no transporte público. A fiscalização é feita por amostragem, quando os fiscais entram no trem e pedem os bilhetes para quem está embarcado (ou mesmo nas estações). Essa é a parte boa. A ótima é que você pode fazer uma assinatura anual do bilhete (meu caso), onde por cerca de €70/mês pode-se andar o quanto quiser de tram, ônibus, trem e metrô. Nos finais de semana, feriados e depois das 20 horas ainda pode levar um acompanhante adulto e três crianças com o mesmo ticket. Coisa melhor não há.
Agora, mais um lançamento de tirar o chapéu para comemorar os 90 anos da empresa (quem disse que os alemães não são criativos?). Eles desenvolveram um modelo de tênis em parceira com a Adidas que traz o ticket anual impresso na lingueta válido até 31 de dezembro deste ano. A edição é limitada a 500 exemplares e custa apenas € 180 (em vez dos quase €900 da assinatura anual somadas as mensalidades). A pessoa precisa estar usando o tênis toda vez que pegar o transporte público (tem que mostrar a lingueta para fiscal). Parte do calçado traz a estampa típica dos bancos e estofados da empresa.
É claro que as pessoas vão se matar para ter um desses no dia do lançamento (dia 16 de janeiro); vai ser cool, vai ser cult, vai ser tudo. E, se a gente pensar o quanto de mídia espontânea eles vão ganhar e quantos fãs a marca vai cultivar, o investimento é irrisório.
Poucas vezes conheci uma empresa que colocasse com tanta eficiência e criatividade os conceitos de branding. Acompanhar as ações da BVG é quase um MBA no tema. O slogan deles é “weil wir dich lieben” (“porque nós te amamos“), que soa um pouco debochado até, pois eles reconhecem que o serviço não é perfeito e que os clientes não são tão bem tratados assim. Mas não tem como não amar você, BVG.
Julio Winck
Ótimo texto. Só um detalhe, esse povo que pensa que os alemães não têm criatividade, seria aquele que acredita que o automóvel foi inventado por Henry Ford e não pelos fundadores da Mercedes? Fica fácil entender como surgem certas lendas…
Ligia Fascioni
Bem observado, Julio! Na verdade, até já escrevi mais ou menos sobre os “donos da criatividade”, olha: http://www.ligiafascioni.com.br/criatividade-sem-dono-2/
Abraços e obrigada 🙂
Rosangela Eberhardt
Ou Lígia, fiquei curiosa. Deu briga pela compra dos tênis? Fico imaginando que aí na Alemanha não daria. Você ficou sabendo como foi?
ligiafascioni
Oi, Rosangela!
Briga não deu, mas as filas estavam gigantescas (e, como previsto, acabou tudo em questão de horas). Como eles são organizados, já colocam reforço policial toda vez que sabem que vai ter aglomeração de gente, mas o negócio foi tranquilo. Já tem gente vendendo um par no ebay por €2 mil, acredita?
Aqui tem um vídeo: http://www.bild.de/regional/berlin/bvg/alle-wollen-diesen-schuh-54493366.bild.html
Abraços <3