arquitetura arte cotidiano curiosidades fotografia viagens

Tudo o que consegui ver em 3 dias em Roma

Em comemoração ao meu aniversário, passei o final de semana em Roma. Inicialmente, iríamos o Conrado e eu (ele também comemora o aniversário no mesmo dia, apesar de ser 4 anos mais velho), porém, ele fraturou o joelho e, como já estava tudo pago e não dava mais para trocar, acabei tendo por companhia a minha irmã berlinense Angela Langer. O Conrado está se recuperando bem e já temos planos de ir juntos.

Eu fiz tudo o que era possível em apenas 3 dias (sexta, sábado e domingo), então talvez você possa aproveitar umas ideias.

Prontos para começar um tour pela cidade eterna?

AS BIBLIOTECAS ROMANAS

Bom, é claro que a louca das bibliotecas não iria deixar de visitar as preciosidades dessa cidade. Eram 4 na minha lista e só ficou faltando a Alexandrina, que não abria às sextas-feiras. Mas consegui visitar as outras três. Aliás, as bibliotecas são os únicos lugares dessa cidade que não estão coalhados de turistas, onde a gente mal consegue se mexer tamanha a densidade de seres humanos por metro quadrado. Esses santuários são realmente lugares de paz…

ALTARE DE LA PATRIA

O Vittoriano (Monumento Nacional a Vítor Emanuel II ou Altare della Patria) foi uma das construções mais monumentais que eu já vi na vida. A escala de todas as peças e do edifício propriamente dito é para fazer os mortais comuns parecerem formiguinhas miúdas. As esculturas são tão incríveis quanto a história desse lugar.

Quando o Rei Vítor Emanuel II, o primeiro da Itália unificada, morreu, em 1878, resolveram fazer uma homenagem construindo esse monumento. O vencedor do concurso para o projeto foi o arquiteto Giuseppe Sacconi, mas a obra só começou em 1885 (a inauguração foi em 1911).

Entre 1920 e 1940 o fascista Benito Mussolini usou o lugar para fazer propaganda do seu regime (e ele se prestou muito bem, dado o arroubo de grandiosidade do arquiteto — o prédio tem 135 m de largura por 81 metros de altura).

Roma é toda cor de terracota, e porque a edificação é em mármore branco (nunca vi tanta pedra num lugar só), os romanos a apelidaram de “bolo de noiva” e “máquina de escrever”(esse último por causa da forma)…rs

Não consegui tirar uma foto boa porque a praça bem em frente está cheia de tapumes e equipamentos, pois está passando por uma reforma. Então fico devendo a fachada.

A vista é maravilhosa, principalmente do café que tem lá em cima — dá para ver as ruínas, o Coliseu e boa parte da cidade. A Angela Langer | Berlin diz que tem o melhor tiramisu que ela já comeu na vida (eu estava passeando em volta e não provei, mas acredito na palavra dessa linda).

Não vale a pena pagar os €16 para subir na cobertura; a área é muito pequena e o elevador também — muito tempo de fila). Mas dentro tem um museu e o ticket dá para visitar esse e museus próximos e vale por 7 dias (fui ver o por do sol 2 dias seguidos)…

A colonada é impressionante (as colunas têm 15 metros de altura); olha só como as pessoas ficam pequenininhas.

MUSEU DO VATICANO

O museu do Vaticano começou com coleções pessoais dos papas lá por volta de 1500 (pensa nuns caras ricos!). Hoje são quase 15 km de extensão em galerias e corredores distribuídos em 42 mil m2. Ele não é tão grande como o Louvre (73 mil m2), mas achei igualmente impressionante.

Na verdade, achei até mais impressionante se a gente considerar a galeria dos mapas (minha preferida) e a dos tapetes (meu queixo caiu completamente).

A galeria dos mapas (120 m de comprimento) tem 40 mapas pintados direto na parede!!! São mapas da Itália e domínios da igreja no século XVI. Belíssimos! Dá para ficar horas olhando para eles!

A galeria dos tapetes é outro acontecimento! São tapetes de até 10 metros de comprimento bordados com lã, seda e fios de outro e prata retratando cenas hiper realistas. Olhando de perto é inacreditável.

Também amei o zoológico de pedra, com todo tipo de animais esculpidos (os leões e os cavalos parecem vivos).

O teto é um capítulo à parte (tanto que vou fazer um post separado) e as esculturas são de fazer a gente pensar como um ser humano é capaz de fazer aquilo…

A parte chata é o tanto de gente se amontoando; o museu é tipo uma IKEA, com um percurso definido para percorrer (não dá para voltar; tem que ir no fluxo). Péssimo para tirar fotos, pois não tem como apagar tanta gente de uma imagem.

A gente passou 3 horas lá dentro e só foi passando e babando… com certeza não vimos tudo. Nem bem cheguei e já quero voltar!

Os tetos do vaticano são para a pessoa ficar com dor no pescoço. Olha quanta coisa linda…

O último é o da Capela Sistina (não podia fotografar, mas….). Ache “A criação de Adão” aí no meio…

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Reza a lenda que São Pedro, o fundador da igreja católica, foi crucificado e enterrado nesse local. O imperador Constantino mandou construir a primeira basílica por volta de 330 d.C. A versão atual ampliada é de 1500 e foi finalizada em 1626, contando com os maiores arquitetos e artistas do renascimento.

Cabem 60 mil pessoas dentro (realmente impressionante) e está sempre lotada de visitantes.

O bacana é que a cúpula (assim como a maioria dos monumentos em Roma) conta com gaivotas modelos profissionais que posam para os turistas como divas que são. O caminho até a cúpula não é muito simples; a organização das filas é caótica, suas pernas têm que estar em dia e você não pode ter claustrofobia. Mas a recompensa da vista lá de cima vale muito a pena.

A igreja propriamente dita é impressionante (exatamente como foi projetada para ser) e tive a sorte de pegar o flagrante de um casamento acontecendo numa das naves laterais (são como mini igrejas — na verdade, do tamanho de igrejas comuns, só que perto da nave central, ficam pequenas).

TRASTÉVERE

Eu pesquisei o máximo que pude para aproveitar melhor o tempo curto. E todo mundo, sem exceção, recomendava Trastévere como local imperdível, inclusive para comer (eu fui logo depois do café da manhã, então acabei não testando os talentos culinários locais). Em compensação, os olhinhos ganharam um banquete!

Pensa num bairro fofinho, cheio de lojinhas, bares, restaurantes é caramanchões! Trastevereé uma surpresa e um suspiro a cada esquina.

Lindeza demais!

UM POUCO DE TUDO

Olha, essa cidade é tão linda que mal acreditei no tanto de fotos que tirei em apenas 3 dias. É para a pessoa ficar completamente atordoada com tanta beleza. Aqui uma variedade de lugares mais e menos famosos (Coliseu, Fontana di Trevi, igrejas diversas, ruínas, enfim, deslumbramento garantido!).

ALDRAVAS

Agora é mesmo a última fornada de fotos. Por que não volta a moda de colocar essas figurinhas na porta das casas? Já consigo imaginar umas tantas que eu faria se tivesse tantas portas…😂

E você, qual delas escolheria para a entrada da sua casa?

Eu nem sabia que essas peças nas portas das casas se chamavam aldravas (minha mãe, Clotilde Fascioni, foi quem me contou).

Nem cheguei e já quero voltar! A lista de coisas que ficou para ver na próxima já está imensa!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *