Flensburgo

Não sei vocês, mas começo a achar que Flensburgo é uma das cidades mais subestimadas em termos de turismo na Alemanha. Já passei por lugares mais famosos que não eram tão lindos e tão interessantes quanto essa jóia do norte.

Flensburgo é a última cidade alemã antes da Dinamarca (inclusive, por mais da metade dos seus quase 740 anos de história, o município pertenceu à coroa dinamarquesa). Ao contrário de boa parte do país, ela não foi bombardeada durante a guerra; reza a lenda que no dia marcado para o ataque, nublou muito e atacaram o alvo errado. O resultado é que essa lindeza passou intacta por toda a história.

Eu estive lá no último final de semana por um motivo muito especial: a inauguração da Casa Brempex, um projeto da queridíssima Cláudia Regina da Silva que também criou e desenvolveu o projeto Brempex (Brasileiras Empreendedoras no Exterior).

Começou com encontros no formato de seminários para apoiar a mulherada brasileira que mora no exterior e quer iniciar seu próprio negócio espalhados por várias cidades. O sucesso foi enorme (eu participei de três encontros: Berlim, Hamburgo e Mannheim) e, nesse ano, nossa musa inspiradora conseguiu o apoio da prefeitura da cidade onde mora para colocar mais uma ideia em prática.

A Casa Brempex é uma loja conceito, onde são vendidos produtos de empreendedoras brasileiras. Além disso, a ideia é que aconteçam cursos, workshops, exposições, shows, encontros e tudo mais de ideias bacanas que passarem pela cabeça dessa moça brilhante e sua equipe.

Eu sou fã declarada da Cláudia e vou apoiá-la em tudo o que ela fizer, pode ter certeza.

Pois na inauguração da loja, com dois representantes da prefeitura (pensa num discurso emocionado feito por um alemão!) rolou também uma exposição das minhas ilustrações. Estou com 12 quadros lá nesse espaço pra lá de privilegiado: bem no meio da rua de compras mais movimentada da cidade, em pleno calçadão.

Mas vamos falar sobre essa graça que é Flenbusrgo! Olha só que lindeza!

E quer saber outra coisa muito bacana que tem na cidade?

Um gênio muito talentoso teve a maravilhosa ideia de espalhar gatinhos aleatórios pela cidade. Descobri o primeiro e depois tentei encontrar outros; posso dizer que o negócio é viciante! Você conhece a cidade toda só procurando gatinhos.

Na última imagem, que tirei na escola de artes da cidade, você vai ver o verdadeiro autor disso tudo pego em pleno flagrante. E quer saber? Não é nada do que você espera…hahaha

Achei uma matéria que fala sobre o trabalho: clique aqui para ler (em alemão).

As pinturas são de uma artista anônima e é o segredo mais bem guardado da cidade (é claro que os moradores sabem, pois todas as obras são feitas com autorização dos proprietários). Na matéria tem fotos de 21 gatinhos, mas não aparecem os dois do brasão.

Já pensou que história ótima daria alguém resolver um mistério usando pistas escondidas nos gatinhos espalhados pela cidade? A Luciane Bueno foi quem deu a ideia. Vamos aguardar!

Gente, como não amar uma cidade linda que ama gatos?

Leave A Reply

* All fields are required