O palácio de portas abertas

Se tem uma tradição que adoro aqui na Alemanha é o “Tag der Offenen Tür” (Tradução livre: Dia das Portas Abertas), em que prédios públicos abrem suas portas para os cidadãos conhecerem (afinal, são os verdadeiros donos).  Cada instituição escolhe seu dia e faz uma verdadeira festa; tem apresentações, atividades para crianças e, principalmente, muita informação. Adoro quando os teatros, as óperas e os museus abrem suas portas. Os órgãos do governo todos fazem isso também e até a casa do presidente tem seu dia de receber visita de gente comum.

Pois o mais legal é que eles costumam fazer isso em obras também, já que todo mundo é muito curioso. Hoje foi o dia de portas abertas do Humboldt Forum, o mais novo museu de Berlim, que será inaugurado o ano que vem. A obra já está quase pronta (começou em 2013) e esse é o último evento de acesso ao público antes da abertura oficial. É que agora eles vão colocar as obras dentro do museu.

A festa é grande: tem concertos, barracas de comida, workshops de ciências para crianças e a visita à obra propriamente dita. O bacana é que os próprios operários é que fazem o papel de anfitriões (nada mais justo). Então, os engenheiros responsáveis pela estrutura estão lá para responder perguntas; os arquitetos que fizeram a pesquisa histórica, o pessoal da eletricidade, enfim, todo mundo participa.

O museu é uma das obras polêmicas da cidade, já que começou sem dinheiro suficiente para terminar. Com muito trabalho voluntário e soluções criativas (tipo vender réplicas das estátuas que ficam nos portais e nas fachadas para angariar dinheiro, concertos beneficientes, leilões, além de várias outras ações), a fundação constituída especialmente para construir e gerir o museu parece estar conseguindo.

A obra é histórica. No lugar, havia a antiga Câmara de Artes da Prússia, construída no século XVI e depois destruída na Guerra dos 30 anos  (1618–1648). No mesmo lugar, foi construído, no século XVIII, o Palácio Real do Frederico I da Prússia. Durante a Segunda Guerra Mundial, o palácio foi duramente bombardeado; os socialistas, que ficaram com a parte da cidade à qual a construção pertencia, acharam que não valia a pena a sua reconstrução e completaram sua demolição, para dar lugar ao Palácio do Povo, em estilo moderno.  Cheio de problemas estruturais e construtivos, o prédio acabou sendo demolido poucos anos depois da queda do Muro de Berlim.

O bacana é que três faces da fachada da construção de 20 mil m² serão uma réplica do palácio original, do século XVIII; a outra é num estilo completamente contemporâneo, presente em vários pontos da cidade.

Só sei que o negócio está ficando lindo e não vejo a hora de inaugurarem!

 

Nessa vista lateral dá para visualizar a cúpula do antigo palácio que está sendo reconstruída.
Aqui a vista da parte de trás da obra, com as dezenas de containeres que servem como escritórios durante a construção.
Ainda falta, mas já dá para ver que está tudo quase pronto.
A vista é linda! De uma das faces dá para ver a torre de TV!
As instalações de incêndio e canalização no teto estão bem caprichadas.
Doida para ver essa sala cheia de obras!
Aqui ainda tem uma baguncinha, mas está bem encaminhada.
Adorei tudo! Os espaços são lindos demais!
Tudo muito bem organizado!

Leave A Reply

* All fields are required