Imagine que você é um advogado recém-formado e acorda de madrugada com um chamado urgente para ser defensor público de um assassino confesso. Não bastasse ser seu primeiro grande caso importante, você descobre que a vítima, morta na suíte de um dos hoteis mais famosos da cidade, é o avô do seu melhor amigo de infância, uma das suas referências mais queridas.
Mesmo assim, Caspar Leiden, nosso protagonista, decide assumir a defesa e mais, levá-la realmente a sério. Até a data do julgamento, o assassino não explica porque fez essa barbaridade e não se encontra nenhuma conexão conhecida entre ele e a vítima. Na metade do julgamento é que as coisas começam a se esclarecer de verdade.
Não fosse porque o caso se passa em Berlim (é uma delícia reconhecer os lugares descritos na história), o livro também é interessante porque conta casos muito curiosos (e revoltantes) da história alemã; coisas que a gente pensa que só no Brasil é que poderiam acontecer.
E mais não posso dizer para não cometer spoiler, apenas que recomendo bastante.
Não encontrei nenhuma versão em português, mas tem em espanhol (que é quase a mesma coisa…rs) e em inglês.
Ênio Padilha
Lígia. Eu lembro de ter visto um filme com o Gene Hackmann (acho que no final dos anos 1990). Era uma coisa parecida. Um jovem advogado iria defender o seu avô (que era um homem muito mau) e havia matado pessoas numa explosão… muito interessante. O nome do filme é O SEGREDO.
Imagino que as duas histórias não tenham uma conexão (de autoria). Mas não deixa de ser interessante, né?
ligiafascioni
Muito interessante, Ênio! Essas histórias que envolvem segredos antigos são sempre fascinantes 🙂
Karen Collini
O mais legal é o livro ter meu nome
ligiafascioni
Verdade, Karen…rsrsrs
Abraços 🙂