Entre julho e novembro de 2009, Joshua Glenn and Rob Walker resolveram fazer um experimento antropológico chamado Significant Objetcts para mostrar que narrativas transformam objetos insignificantes em algo significante e com valor.
Para isso, compraram 100 quinquilharias aleatórias por centavos, e as distribuíram entre escritores convidados (alguns famosos e outros nem tanto). A tarefa era inventar uma história sobre o objeto.
O próximo passo foi colocar esses objetos no eBay com a história na descrição. Vou colocar aqui alguns exemplos resumidos.
Para vender um cinzeiro velho, Luc Sante revelou que participou de um roubo de um diamante famoso; depois de todas as peripécias para executar o crime num lugar escuro e perigoso, ele viu que acabou levando esse cinzeiro por engano. Os cúmplices não o perdoaram e ele quer esquecer o fato.
[O cinzeiro foi comprado por U$ 1 e vendido por U$ 17,79]
Um cavalinho rosa de plástico foi o tema de Kate Bernheimer, que contou que ele foi encontrado por um de seus dois filhos. Ela mandava as crianças passearem enquanto se prostituía numa cabine de praia para sustentar a família. Um dia, o menino achou esse brinquedo na floresta numa longa e fantasiosa história.
As duas crianças morreram misteriosamente semanas depois e a mãe quer se livrar da lembrança triste.
[O cavalo foi comprado por U$ 1 e vendido por U$ 104,50]
Colson Whitehead ganhou um martelinho de madeira todo descascado.
Pois não era um martelo comum; era o único objeto capaz de permitir a entrada na fenda temporal que irá se abrir no dia 16 de setembro de 2031. A pessoa que portar o martelo terá a oportunidade de fazer 8 trabalhos; se conseguir êxito, será a governante suprema do universo.
[O martelinho foi comprado por U$ 0,33 e vendido por U$ 71,00]
Susannah Breslin transformou um bottom antigo e barato, desses de brinde de torcida de futebol, em um amuleto que seu pai, agora morto há 15 anos, sempre carregava consigo.
Ela contou toda a história do relacionamento entre o pai e o avô, suas tristezas e desafios, os amores e sofrimentos.
[O button custou U$ 0,50 e foi vendido por U$ 36,88]
Doug Dorst transformou um bonequinho russo desses bem kitsch que se acha em lojas de lembrancinhas em um ícone do século XIV. Trata-se de São Vralkomir de Dnobst, o santo padroeiro da dança extremamente rápida. Feito por freiras, o boneco foi entregue à mãe do autor aos 9 anos de idade para protegê-la durante sua viagem de navio para a América. Tem toda uma história da vida injustiçada do ícone que vale muito a pena ler.
[A peça foi comprada por U$ 3 e vendida por U$ 193,50]
As histórias de cada um dos 100 objetos, seus preços de compra e venda, fotos e todos os desdobramentos do projeto, incluindo um livro, estão em no site Significant Objects.
Há histórias ótimas e outras nem tanto, mas todas são interessantes e inspiradoras.
Mas, se a gente for pensar, não é exatamente isso que as marcas fazem o tempo todo?
E os museus? E os leilões de arte?
O que eles fazem não é justamente criar histórias para explicar porque aquele objeto é diferente dos demais; para dar algum significado a uma coisa que, sem contexto, não é nada?
Histórias fazem a gente ver o mundo e as coisas de um jeito diferente. Histórias fazem com que o mundo nos veja de maneira diferente.
Qual é a história que você está contando?
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