Weihnachstmärkte quer dizer, em alemão, feirinhas de natal. E aqui não tem natal sem essas feirinhas, que acontecem por toda a Alemanha no mês de dezembro. Só na cidade de Berlin são mais de 60 para a pessoa escolher onde vai tomar seu Glühwein (que, traduzindo literalmente, quer dizer “vinho incandescente“, nosso popular quentão de vinho), comer seu bratwurst (pão com salsicha) ou comprar suas bolachinhas decoradas.
Outra coisa que não falta numa feirinha dessas é carrossel; tem de todas as cores, formas e tamanhos para deleite da criançada. E esse ano percebi uma coisa que não tinha reparado no ano passado: as barracas de pescaria e tiro ao alvo.
Resumindo: as feirinhas de natal alemãs lembram muito nossas festas juninas, com a diferença de serem mais arrumadinhas por terem que funcionar o mês inteiro em vez de um final de semana só (e serem alemãs, claro). Ah, outra diferença: elas não têm também a quadrilha, e, inovações recentes nas festas brasileiras, apresentações de bandas cover de rock e pagode. De resto, coisinhas para comprar, comidas e bebidas gostosas que só tem para vender nessa época, e muito frio.
Todo mundo ama passear por esses lugares cheios de luzes, cores, aromas e muito calor (que aqui bem é necessário nessa época do ano); aos domingos tem até desfile de anjos e papais noeis (que aqui se chama Weihnachtsmann, ou o “homem do natal”). Imperdível!
Vem aqui comigo dar uma voltinha, vem…
Comentários