Estou fazendo uma consultoria em Manaus (quarta-feira volto para lá) e me chamou atenção o jornal local, chamado “A crítica“. É que o designer (ou a agência de propaganda, não sei) que bolou o logotipo resolveu juntar as palavras e separá-las apenas por cores. Mas tipograficamente elas estão unidas e o significado é o oposto do original, uma vez que acrítica significa não-crítica (péssimo para um jornal ser acrítico, né?). Além disso, as cores diferentes poderiam ser interpretadas como uma ênfase ao não. A intenção não era essa, claro, mas o espaço para a dubiedade de interpretações está lá para quem quiser se divertir com equívocos.
Às vezes, no afã de inovar, ser original e recombinar coisas, o designer acaba prejudicando o cliente e mudando o conceito do negócio. Reparei isso principalmente quando passei pela fachada do prédio, onde a logotipia aparece numa cor só (não deu para fotografar). Penso também que o pessoal poderia ter escolhido um nome menos problemático. No endereço do site na internet, a palavra também é escrita tudo junto. Aí não tem designer que dê jeito…
Daniel Campos
Ótimo comentário Ligia. Valeu para me deixar mais atento com esses detalhes!
super bjo qrida
Dani
Erly Miranda
Sei como é isso. vejo exemplos como esse sempre, trabalhei muito com gente que queria colocar o nome da empresa juntando cada primeira sílaba do no mes dos filhos, ou fazer uma espécie de amálgama com palavras que tenham uma certa relação com o tipo serviço prestado. Porém confesso que quase fui obrigado a fazer isso, quando trabalhaei com comunicação visual, seria para um jornal, sindicalista, o nome seria ‘União e Luta’, eu fiz de tudo pra não ficarem com a cara do PC do B, mas eram todos do partido, no final, depois de tanto ter dado minhas opiniões e conselhos..eles desistiram de fazer o material comigo, não ganhei grana nenhuma, porém eu irei para o céu dos designers.
Eu acho!¿
Uma boa semana!!
ligiafascioni
Erly, mas se eram todos do partido, qual o problema do jornal ficar com a cara do PC do B? Se essa é a identidade do cliente, tem que respeitar… o design tem que traduzir a identidade da organização, não o que o designer acha que é o certo. Desculpaí, mas acho que você não vai para o céu dos designers não…eheheheh
Abraços 😉
Bruno Ferreira dos Santos
Bom dia Srta Lígia
Gostaria de saber uma opinião sua sobre um logo que desenvolvi.
Como faço para estar enviando ele por email pra você.
Aguardo retorno
ligiafascioni
Oi, Bruno!
A análise de marcas é uma coisa que toma tempo e não se resume apenas à questão gráfica. Se você ler os artigos e os livros que escrevi sobre identidade corporativa, verá que não dá para fazer a coisa assim, sem um estudo mais aprofundado e conhecimento da identidade da empresa ou do profissional em questão. Além disso, é um trabalho que toma bastante tempo. Não tem como fazer de graça, pela internet, para todo mundo que pede, sabe? Eu vivo disso….
Lamento…
Sucesso e boa sorte!!