Tipografia e significado

Estou fazendo uma consultoria em Manaus (quarta-feira volto para lá) e me chamou atenção o jornal local, chamado “A crítica“. É que o designer (ou a agência de propaganda, não sei) que bolou o logotipo resolveu juntar as palavras e separá-las apenas por cores. Mas tipograficamente elas estão unidas e o significado é o oposto do original, uma vez que acrítica significa não-crítica (péssimo para um jornal ser acrítico, né?). Além disso, as cores diferentes poderiam ser interpretadas como uma ênfase ao não. A intenção não era essa, claro, mas o espaço para a dubiedade de interpretações está lá para quem quiser se divertir com equívocos.

Às vezes, no afã de inovar, ser original e recombinar coisas, o designer acaba prejudicando o cliente e mudando o conceito do negócio. Reparei isso principalmente quando passei pela fachada do prédio, onde a logotipia aparece numa cor só (não deu para fotografar). Penso também que o pessoal poderia ter escolhido um nome menos problemático. No endereço do site na internet, a palavra também é escrita tudo junto. Aí não tem designer que dê jeito…

5 Responses

  1. 26 outubro 2009 at 12:17 pm

    Ótimo comentário Ligia. Valeu para me deixar mais atento com esses detalhes!

    super bjo qrida
    Dani

  2. Erly Miranda
    Responder
    26 outubro 2009 at 2:22 pm

    Sei como é isso. vejo exemplos como esse sempre, trabalhei muito com gente que queria colocar o nome da empresa juntando cada primeira sílaba do no mes dos filhos, ou fazer uma espécie de amálgama com palavras que tenham uma certa relação com o tipo serviço prestado. Porém confesso que quase fui obrigado a fazer isso, quando trabalhaei com comunicação visual, seria para um jornal, sindicalista, o nome seria ‘União e Luta’, eu fiz de tudo pra não ficarem com a cara do PC do B, mas eram todos do partido, no final, depois de tanto ter dado minhas opiniões e conselhos..eles desistiram de fazer o material comigo, não ganhei grana nenhuma, porém eu irei para o céu dos designers.
    Eu acho!¿

    Uma boa semana!!

    • ligiafascioni
      Responder
      13 outubro 2011 at 1:27 pm

      Erly, mas se eram todos do partido, qual o problema do jornal ficar com a cara do PC do B? Se essa é a identidade do cliente, tem que respeitar… o design tem que traduzir a identidade da organização, não o que o designer acha que é o certo. Desculpaí, mas acho que você não vai para o céu dos designers não…eheheheh

      Abraços 😉

  3. Bruno Ferreira dos Santos
    Responder
    15 fevereiro 2012 at 11:46 am

    Bom dia Srta Lígia

    Gostaria de saber uma opinião sua sobre um logo que desenvolvi.

    Como faço para estar enviando ele por email pra você.

    Aguardo retorno

    • ligiafascioni
      Responder
      15 fevereiro 2012 at 2:34 pm

      Oi, Bruno!
      A análise de marcas é uma coisa que toma tempo e não se resume apenas à questão gráfica. Se você ler os artigos e os livros que escrevi sobre identidade corporativa, verá que não dá para fazer a coisa assim, sem um estudo mais aprofundado e conhecimento da identidade da empresa ou do profissional em questão. Além disso, é um trabalho que toma bastante tempo. Não tem como fazer de graça, pela internet, para todo mundo que pede, sabe? Eu vivo disso….
      Lamento…

      Sucesso e boa sorte!!

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