Olha só que ideia mais original: o designer alemão Nico Kläber, recém-formado e muito talentoso, bolou a secadora DryMate como trabalho de conclusão de curso.
Ele não se esqueceu das aulas de física e lembrou-se do princípio de que a água evapora a temperaturas menores do que 100ºC se a pressão for muito baixa (num ponto que seria considerado tecnicamente vácuo).
Assim, em vez de gastar energia aumentando a temperatura no interior da secadora para fazer com que a água da roupa evapore, basta ir retirando o ar e baixando a pressão. Além de economizar energia, a outra vantagem é que as roupas delicadas não encolhem, pois o interior do aparelho não esquenta muito.
Linda, econômica, sustentável, charmosa e inteligente. Nota MIL para esse rapaz!
Fiquei sabendo pela newsletter do YankoDesign.
Fatima
Lígia quando o design alia-se à mecânica e a físico-química em prol da sustentabilidade e da vida doméstica a gente pode chamar de uma “bolação ético-estética”? Não sou da área científica mas tenho sobrinhos na engenharia, no design, na informática, na biologia, no direito, na arquitetura e essas invenções de jovens talentosos me fascinam. Ótima matéria! Fatima/Laguna
Lígia Fascioni: Oi, Fátima! Faça uma festa com essa turma toda e peça para eles inventarem alguma coisa, que só pode dar coisa boa! Adorei a “bolação-ético-estética”….eheheh
Jessica Liebl
Muito legal! Design realmente inovador! Aliás parabéns, acompanho seu Blog por sempre trazer objetos inusitados que são puro design!