Imagine você tirando uma foto de qualquer jeito, sem se preocupar com foco — concentrando-se apenas no enquadramento. A gente já faz isso hoje (eu, pelo menos, faço) e o resultado fica uma porcaria na maioria das vezes.
Pois imagine se depois, quando você estiver olhando os arquivos, puder escolher o que vai ficar em foco e o que vai ficar borrado. Qualquer foto sua vai ficar parecendo aquelas de revista, onde o objeto focado fica lindo e o resto faz papel de cenário. Pois essa máquina dos sonhos está prestes a se tornar realidade.
O sistema é todo baseado na tese que Ren Ng defendeu na Universidade de Stanford em 2006. O segredo está num jogo de lentes que capta mais informações óticas do que as câmeras normais; assim fica relativamente simples pós-processar a foto escolhendo o lugar em que o foco vai ficar.
Na verdade não entendi bem os detalhes, mas o pessoal da Lytro sabe tudo de inovação: começaram prototipando e mostrando como a coisa funciona no próprio site deles; entre na galeria de fotos e clique na parte da imagem que você deseja focar. Depois, é só esperar alguns segundos pela mágica. Você também pode se inscrever lá para ser informado quando a belezinha vai estar à venda.
Tomara que não custe muito caro, pois tudo o que eu quero na minha bolsa hoje é uma câmera Lytro. Já pensou como o mundo virtual vai ficar mais bonito, com todos os blogs cheios de fotos bacanudas?
Mal posso esperar para ver. A Lytro Picutre Revolution vai ser o próximo Google. Aguarde e verá…
João Carlos Teixeira
Só falta uma máquina do tempo e uma de tele-transporte. Fantástico!
Michel Téo Sin
Vixe. Aí perdeu a graça do charme da fotografia.
ligiafascioni
A fotografia jamais perderá seu charme porque ele reside no olho do fotógrafo…. 🙂