Hoje rodamos 390 km de Puerto Deseado a Puerto San Julián. Aquele furacao linear nosso conhecido nos acompanhou por um bom pedaco, mas eu estava com meu colete térmico (santa invencao) e foi tranquilo. Recomendo para pessoas friorentas, eh uma delícia. Também vimos famílias completas de avestruzes e guanacos (liiindos!) na estrada. Para quem adora bichos, como eu, isso aqui é o paraíso!
Puerto San Julián é bem pequeno, mas foi aqui que a Patagônia foi batizada pelo explorador Fernao de Magalhaes quando estava realizando a sua lendária viagem de circunavegacao.
Quando ele aportou em San Julián (tem uma réplica da caravela que o trouxe; é minúscula. O cara era mesmo muito corajoso), encontrou os nativos que eram altíssimos e tinham pés enormes para os padroes europeus. Por isso, Magalhaes os chamou de Patgon, que significa “pés grandes“. Pena que os nativos foram todos exterminados, pois eles se vestiam com peles de guanacos e comiam a sua carne. Quando os galeses, primeiros imigrantes, comecaram a criar ovelhas por aqui, eles acharam ótima a carne do “guanaco branco” que era muito mais fácil de cacar, pois corria pouco. O resultado é nao sobrou nenhum pé grande para contar a história.
Daqui a pouco vamos explorar o local, pois os dias aqui embaixo sao muito longos. O sol nasce às 4h30 e só se poe às 21h30 (o inverno aqui deve ser escuríssimo).
Comentários