Bom, todo mundo sabe que quando a Alemanha perdeu a segunda guerra, o “espólio”, ou seja, o país, foi dividido entre os aliados: Estados Unidos, França, a antiga União Soviética e a Inglaterra. Berlin também foi dividida dessa maneira; um pedaço para cada um.
No começo não se notava muito a divisão, pois os países democráticos não fizeram muita coisa a respeito a não ser incentivar a economia (e a democracia). A parte que era da união soviética tinha regras um pouco diferentes (incluindo a economia, que usava os moldes do socialismo).
Com o tempo, o povo foi vendo que a parte democrática era mais rica (e, por que não, mais divertida) e começou a migrar em massa para esse lado da cidade. Os russos se assustaram com o esvaziamento seu pedaço e a atitude que eles tomaram para “proteger seus cidadãos das más influências capitalistas” é aquela que a gente conhece: construíram o nojento do muro, que dividiu a cidade por mais de 40 anos.
Pois é, a primeira coisa que pensei quando vi essa estação, é que ela ficava em algum pedaço que havia pertencido à Inglaterra (apesar da bandeira não ser igual, as cores me lembraram muito) e que Osloer era o nome de algum herói de guerra britânico ou algo do tipo, sei lá.
Ainda bem que fui pesquisar, senão ia ser um mico.
Na verdade, essa é a bandeira da Noruega e ela está aí porque a estação se chama Osloer Straße (Oslo= capital da Noruega, captou?). A estação tem esse nome porque fica sobre a rua homônima (mas não consegui descobrir a origem do nome da rua).
Viu só como também tem pegadinha nas estações de metrô?
Comentários