Último dia de viagem (à tarde a gente já vai para o aeroporto) e já está dando saudades (que só não é maior do que as saudades de casa e dos gatículos).
Munique é uma das cidades mais ricas e importantes da Alemanha. Junto com Sttugart, é o equivalente ao que Rio e São Paulo são em termos de PIB para o Brasil (mas lembrando que a economia alemã é a quarta do mundo (só perde para os EUA, Japão e China); o Brasil está em oitavo e produz apenas metade da riqueza desse país aqui.
Munique é a capital do estado da Baviera, que só começou a fazer parte da Alemanha depois da unificação proposta por Bismarck, 1871. Os bávaros, por serem muito mais ricos que os outros componentes, não queriam fazer parte e preferiam se manter como um país independente. Até hoje há um pouco de rusga, pois reza a lenda que eles só passaram a integrar a Alemanha porque o rei deles era louco (o sujeito construiu tantos e tão suntuosos palácios que quebraram a economia na época; há um castelo aqui perto que, segundo os alemães, é maior que Versalhes) e aceitou o acordo.
Daria para gastar pelo menos uma semana inteira visitando apenas o básico nessa cidade: há parques, castelos, museus e muita história para ver (além da cerveja, claro…eheheh). Mas como estamos muito cansados, visitamos algumas galerias de arte e pinacotecas aqui pelo bairro mesmo. Ontem vi, pela primeira vez, ao vivo, um trabalho do artista Ron Mueck (aquele que reproduz corpos humanos em tamanho gigante). A escultura que vi é a Mãe com o filho e tinha menos de um metro de comprimento, mas é muto impressionante mesmo assim. Gostaria de ver outros trabalhos dele.
Mas vamos deixar de conversa mole e ir às fotos!
Andrea
Que lugar lindoooo!
E eu acredito sim que na penultima foto eram 9h da noite, em Toronto tb so comeca escurecer apos as 9h.