Esse final de semana fomos conhecer o Harz, uma cadeia de montanhas no norte da Alemanha famosa pela beleza dos seus bosques e pelas cidades medievais. Harz vem do alemão antigo Hardt ou Hart, que significa montanha florestada.
Ficamos hospedados em Walbeck, mas visitamos um montão de cidadezinhas que mais pareciam cenário de filme de época. As mais lindinhas são Quedlinburg e Stolberg (Harz), perfeitamente conservadas depois de mais de 1.000 anos de existência!
Estava muito frio (-22 ºC de manhã cedo) e nevou na noite anterior. Então, as árvores do bosque estavam todas branquinhas; cenário surreal mesmo. Tirei algumas fotos, mesmo sob o risco de perder os dedos das mãos, que congelavam depois de alguns segundos sem luvas. Para falar também é engraçado, a mandíbula fica anestesiada e a gente fala que nem bêbado…ehehe
Vamos ao que interessa, então.
O Harz também abriga o Teufelsmauer, ou “Muro do Diabo”; um paredão natural esculpido em granito no alto de um monte. Reza a lenda que, na idade média, o diabo viu que as igrejas estavam avançando pela região e resolveu construir o muro para impedir o avanço religioso. Lá de cima dá para ver Weddersleben, um charme no meio da neve.
O Harz é cheio de parques com referências às bruxas e ao diabo. Goethe também andou se inspirando por aqui com seu Mephisto.
O cenário gelado foi o que mais me encantou. Não cabe tanta beleza em simples fotos…
Quer ver mais fotos bem bacanas do passeio? Clica aqui e vai direto no Flickr.
Clotilde♥Fascioni
Maravilha, realmente para quem mora num pais tropical é uma novidade belíssima e congelante. Bjs♥♥♥♥
Daniel
Muito legal! E as macieiras? Ai ai, só inspiração. Newton ia a-do-rar! 😉
Rogério Toledo
Fotos fantásticas! O lugar é realmente lindo.
Gustavo
lindo demais!
por falar em montanhas, vc sabe dizer a altitude média do local?
ligiafascioni
Não é muito alto não, Gustavo. O ponto mais alto não tem 1.200 m. Para quem já cruzou a Cordilheira dos Andes várias vezes, isso aqui é morrinho…eheheheh
Abraços,