Vou aproveitar a época de natal para fazer uma brincadeira (espero que ninguém se ofenda). É que andei visitando uns museus e não me conformo com a maneira com que alguns artistas do Renascimento retrataram o Menino Jesus. Há imagens belíssimas, que todo mundo conhece dos livros de arte, mas outras são pura bizarrice.
Fotografei algumas por inconformismo, mas também preciso confessar que achei engraçado o negócio. Se alguém acha falta de respeito rir disso, acho mais falta de respeito fazer o que eles fizeram. Olha e vê se não é mesmo…
Sério que esses escultores achavam que estavam prestando uma homenagem?
Jane Garcia
Olá Lígia! Tudo bem por aí?
Olha, uma explicação plausível pra essas bizarrices é que os artistas dessa época eram pagos pela nobreza e para retribuir eles retratavam as crianças em geral (não só o menino Jesus) como adultos em miniatura mesmo, era como se fosse o retrato do nobre em versão “mini”, aí ficavam essas coisas esquisitas.
Quanto à cirurgia delicada da terceira foto, é isso mesmo, Jesus era judeu e como tal teve que passar pela cerimonia da circuncisão nos primeiros dias de vida. Bjs
Ligia Fascioni
Oi, Jane!
Sim, foi isso mesmo que eu pensei, mas eh meio constrangedor retratar uma circuncisão, né? Parece até aquele povo que faz carão posando para a revista Caras na mesa de cirurgia (plástica)…eheheh
E mesmo com esse conceito de criancas-anões, há obras bem bonitas. Penso que depende mais da capacidade e do talento dos escultores mesmo…
Abracos 😉
Ligia Inhan
É isso aí Jane, mas parece que algumas peças eram mal feitas mesmo, feitas por gente sem talento e deveriam ser bem baratinhas, nada que se igualasse aos mestres da escultura e da pintura da época…
Aliás, como é hoje, né?
Ligia Fascioni
Pois é, os caras davam um jeito de ser micreiros, mesmo sem CorelDraw….ehehehehe
Alberto Costa
Que raios de museu você anda frequentando, Lígia? A Feira dos Horrores de Berlim? Vá passear de metrô – a paisagem será certamente melhor. Hehehehe…
Ligia Fascioni
Aahahaha… não sei se as figuras do metrô são mais bonitas, mas são mais coloridas, com certeza. Pena que nao dá para fotografar o povo sem chamar atenção, senão você ia ver só o que é diversão da boa….eheheheh
Clotilde ♥ Fascioni
hahaha, o primeiro é a cara do D. Helder Camara (por sinal , meu parente longe). estranho mesmo, mas tem alguns bem fofos, lindinhos…♥
Ligia Fascioni
Mas os fofos lindinhos não foram fotografados, pois seria muita moleza….eheheheh
Beijocas 🙂