Coisa linda quando um governo aplica bem o dinheiro dos impostos. Nesse verão de temperaturas nordestinas, o povo está aproveitando muito as piscinas e praias aqui de Berlin. E a infraestrutura é de deixar a gente, que não está acostumada com essas coisas, boquiaberta.
Existe um departamento responsável pelas piscinas (freibad) e praias (strandbad) da cidade e cuida para que tudo sempre esteja limpo e em ordem.
A que a gente foi ontem se chama Wannsee e é a maior e mais famosa; parece um clube, com várias lanchonetes, lojas, sorveterias, aluguel de guarda-sóis, cadeiras e barracas diversas. Tem também orientadores, um setor para naturistas, trapiches, chuveiros, banheiros, parques, fontes, vestiários e até mangueiras de ar comprimido para tirar areia dos pés (essa eu achei top!).
Está certo que é uma praia de lago e o fundo é um pouco lodoso. Mas a vantagem é que a gente pode contar com a presença de cisnes e patos entre os banhistas, olha só que maravilha.
Todo mundo paga para entrar (€ 4,50 por adulto), mas quem vai sempre, é estudante, desempregado ou mora perto ganha desconto. É como se a pessoa tivesse um baita clube à disposição, mas pagasse apenas quando fosse usá-lo (porque de graça o pessoal não valoriza e a despesa de pessoal no verão é certamente maior).
Só o poder público é capaz de investir num negócio assim, tendo que manter uma baita estrutura para ser usado em apenas um ou dois meses por ano; um investidor privado já teria falido. Mas é justamente para isso que se paga imposto; para ter educação, saúde, segurança e transporte de qualidade. Aqui ainda temos lazer…
E tudo isso sem pegar nenhum tipo de engarrafamento e perfeitamente acessível de transporte público.
Berlin, ich liebe dich!
Comentários