Essa praça é chamada Bebel Platz em homenagem ao fundador do partido democrata alemão no século XIX (político com nome de Bebel? Só na Alemanha….eheeheh).
Brincadeiras à parte, essa praça que fica ao lado da ópera (hoje faculdade de direito) e em frente à Universidade Alexander Humboldt, ficou famosa por ser cenário de uma monstruosa fogueira de livros patrocinada por Hitler. Todos os autores considerados traidores como Thomas Mann e Karl Marx, só para citar dois famosos, tiveram suas obras incineradas em praça pública. Na leva deve ter ido quase toda a biblioteca da universidade e livros diversos trazidos de todos os cantos da cidade.
Para que a lição não seja esquecida, foi construído um monumento no meio da praça. É uma sala com prateleiras vazias que fica no subterrâneo e a gente olha por cima, por uma janela de vidro. Cheguei na praça e custei para achar o monumento. O remédio foi esperar algum grupinho de turistas (a cidade está coalhada deles) se aproximar com um guia. Simples…
E e essa universidade não é pouca coisa não; lá estudaram os Irmãos Grimm, só para começar. Também passaram pelo lugar os filósofos Hegel e Schopenhauer. Marx e Engels também deixaram sua marca no lugar, que teve como professores ninguém menos que Albert Einstein e Max Planck. Vou resumir a história para não ficar muito comprida: essa universidade gerou, até agora, 29 prêmios Nobel. É mole?
Paulo
All Star está na moda na Alemanha?
Lígia Fascioni: Sempre! É um clássico….eheheh (mas eu acho que a marca é Converse).
Marina
post patrocinado pela Converse® =P