Acabei de ler no Querido Leitor que o McDonald’s vai trocar o vermelho de sua marca por um tom de verde para parecer mais “amigo do ambiente“.
Estava demorando para começar a palhaçada. Será que esse pessoal que cuida do marketing da empresa pensa que todo mundo é otário? Desde quando mudar a cor da marca muda a sua identidade?
Se a moda pega, daqui a pouco a Coca-Cola vai ficar verde, o PT vai ficar verde, os ônibus e orelhões ingleses vão ser pintados de verde, a C&A e a Renner se tornarão verdes e todo mundo cantará musiquinhas ambientais de gosto duvidoso achando-se os guardiões da natureza.
Senso de ridículo às vezes desaparece e fica tão raro no mundo corporativo que a gente fica se perguntando se eles realmente estão falando sério ou é só uma pegadinha. Espero que seja a segunda opção — prefiro piada sem graça do que falta de noção no trato com coisas sérias.
Kika
Na Elle francesa a publicidade do Mc Donalds já é amarela e verde desde o ano passado. A primeira campanha que eu vi com as novas cores eu simplesmente não reconheci…
Clô♥
Eu sempre ouvi dizer que a cor vermelha “abre o apetite”, porém vejo que estas grandes empresas estão se “vestindo de verde” para termos a “sensação” que não há desmatamento na amazônia, que vivemos num paraiso ecologicamente preservado; “tudo verde, tudo verde….”Aff!
iTak
eu acho que é só mais uma estrategia de publicidade, algo do genero “vamos agora causar polemica e ter um pouco de publicidade gratuita” o que não deixa de ser economicamente [e não ecologicamente como eles fazem transparecer] bem pensado.
Lígia Fascioni: Oi, Catia! mas será que hoje em dia alguém ainda pensa que vale a pena o “falem mal, mas falem de mim“? Sei não, mas acho que eles realmente acreditam que a gente vai engolir como se fosse um pacotinho de fritas…
Ênio Padilha
Isso é coisa de marketeiro (no pior sentido da palavra. Ou seja: aquele profissional “de marketing” que, na verdade, é um publicitário ruinzinho!)
Jefferson
Lígia, no site Amenidades do design tem um debate sobre eco design e eles se referem a esse termo: greenwashing, que é tentar “esverdear” uma marca, produto ou iniciativa mas de forma totalmente superficial. Era só o que faltava…
Lígia Fascioni: Boa dica, vou lá (nossa, visito todo dia e não vi isso). Obrigada!
Bia
Li em algum lugar “an passant” que tinha algo a ver com a tinta verde ser mais ecológica, e não especificamente com a cor (apesar de uma coisa estar ligada a outra). Infelizmente não sei a fonte, mas tinta é tudo tinta, não?
Elcio Fernando
Responsabilidade social é muito mais que do que uma alteração na logo. Deve-se haver uma alteração de conceito, princípios, e em todos os processos (desde fornecedores de matéria-prima) e descartes. Infelizmente pouquíssimas empresas são verdadeiramente responsáveis. A maioria executa um ou outra ação e utiliza isso como estandarte para o “selo verde”.
Carol Hoffmann
Oi Ligia 🙂
É exatamente o que o Jefferson falou… nós debatemos sobre isso no primeiro debate pelo twitter feito pelo Amenidades do Design sobre Eco Design.
Vc pode conferir o que rolou aqui…http://bit.ly/6Aa3Jp mas retirei o que falamos sobre algumas marcas para evitarmos problemas.
Um bjo grande,
Carol Hoffmann
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http://www.amenidadesdodesign.com.br
http://www.twitter.com/carolhoffmann
iTak
infelizmente ainda há muitas empresas que preferem realmente o “bem ou mal mas falem de mim” e no fundo é isso que se ensina ainda hoje nas universidades, sei porque estou a tirar a licenciatura em Design de Equipamento e Comunicação, e realmente estamos na chamada epoca “eco” e todas as empresas principalmente aqui na Europa querem e pedem-nos uma imagem mais “verde”, enfim esta tendência veio pra ficar e em termos de conceito pelo menos para o logotipo e para a cor basta o tal “vamos usar uma imagem mais verde embora a empresa nao se preocupe com isso” talvez um dia o “eco” entre no conceito empresarial, vamos ter fé!
e tambem isto tem a ver com os consumidores, eles querem é que o Mc exista, verde ou vermelho não importa, mas se for verde e alguem lhes disser que mudou de cor porque se preocupa com o ambiente o consumidor desinteressado vai realmente engolir a historia juntamente com o seu Big Mc e ainda se vai sentir feliz por estar num estabelecimento amigo do ambiente.
Mauricio Vargas
O mais legal vai ser pra mim, que não vejo verde.
Sou daltônico Tritanopo e pra mim, ta cada dia mais normal ver identidades ‘cinza’.
Luis Alt
Lígia, na verdade ano passado lá na Europa já estava verde em vários lugares. Em outros era preto com amarelo.
Respondendo a um dos comentários, até onde sei o vermelho, mais do que para abrir o apetite, era para fazer as pessoas entrarem, comer rápido e sair para dar lugar a novos consumidores. É uma cor que deixa as pessoas agitadas, que não permite a convivência por longo tempo. Claro que, isso depende da maneira que for usada.
Agora, com relação às novas cores, o que se fala na Europa é que trata-se de uma tentativa do Mc Donalds de se desassociar da imagem norte-americana imperialista e consumista. Passar uma imagem mais politicamente correta e, por isso mesmo, quem sabe, ecologicamente correta.
E não é apenas a marca que tem mudado, o ambiente interno com sua decoração com madeira e o cardápio também foram mexidos. Prova disso é o Mc Café que está por todas partes e as saladas, wraps e sanduíches grelhados que estão disponíveis no restaurante.
Nota pessoal: pode ser ruim, fazer mal, engordar, o diabo! Mas que é bom um Big Mac, é! E as fritas … crocantes!