Hoje estava buscando inspiração para gerar pelo menos 50 ideias para um problema no meu curso de Design Thinking. Então fui visitar o Museum der Kommunikation depois do trabalho, afinal, as ideias têm a ver com gestão de expectativas entre empregador e recém-formados; em última instância, trata-se de comunicação.
Sempre namorei muito o prédio porque ele é realmente lindo! Por dentro também não decepciona (pena que não pode fotografar; só fiz uma foto do saguão).
O museu enfatiza principalmente a comunicação postal (ele foi criado pela empresa de correios) e lá no final cita a internet e as mudanças todas.
Mas o que mais me fascinou foi saber como eram enviadas as correspondências entre os centros de distribuição alemães: entre a agência central e os vários postos espalhados pela cidade, existia uma canalização que enviava os papeis enroladinhos em tubos (de metal ou plástico). Eles eram empurrados por sistemas pneumáticos, olha que incrível!
Ok, então tinha um buraco, você colocava o tubinho com a carta enroladinha dentro, apertava um botão e…zuuummmm… o tubo viajava a 30 km/h até o seu destino.
E você pensa que era perto? O sistema tinha uma capilaridade que alcançava a cidade toda e alguns hoteis de luxo, como o Adlon. Só em Berlin, em 1947, o volume de correspondência chegou a 2,5 milhões, acredita?
Na segunda guerra, muita coisa foi bombardeada e destruída e depois que a cidade foi separada pelo muro, o sistema foi reconstruído e reativado.
O retorno foi em 1949 em Berlin Oriental e em 1970 a cidade contava com 64 km de canalização subterrânea ligando os 26 postos dos correios à agência central. É mole? Pois tem mais.
Na parte ocidental da cidade, o sistema começou a funcionar em 1951. Em 1971, quando deixou de funcionar, havia nada menos que 193 km de canos ligando os 47 postos do correio à agência central. Gente, são mais de 250 km de canalização em uma rede subterrânea com sistemas pneumáticos só para os correios!
Na verdade, quem inventou a engenhoca foram os ingleses, em 1861, mas o Rei da Prússia estava sempre atualizado com relação às modernidades e em 1865 o negócio já estava funcionando em Berlin também.
Aliás, vários outros países da Europa usaram os tais tubos por muito tempo e, para minha surpresa, em São Paulo e no Rio também chegou a funcionar assim no começo do século.
Gente, mas isso não é genial? Muita gente acha que tem ideias muito sensacionais e inéditas só porque não conhece a história. Não me canso de me encantar como os inventores dos tempos pré-eletrônica se viravam para resolver os problemas. Acho que a gente devia estudar mais isso…
Aqui tem um vídeo do museu que mostra como o sistema funciona, é bem divertido!
Clotilde♥Fascioni
Que legal, do filme eu dispensaria o tapa.