É, galera, o nome é engraçado, mas é assim que se chama o Parlamento da Alemanha. Fui hoje de manhã visitar o impressionante edifício histórico (o prédio se chama Reischtag porque é da época do império), que se tornou sede do legislativo alemão com a reunificação (ele estava bem bem na beiradinha do muro e estava praticamente abandonado).
O prédio fica aberto à visitação das 8 da manhã até às 10 da noite, mas em todos os momentos em que eu passei por lá, a fila continuava do mesmo tamanho (enorme). Hoje descobri que se a gente fizer uma reserva num quiosque ao lado para assistir uma palestra dentro do parlamento (olha que máximo) não precisa pegar fila! A palestra começa às 12 horas e é só chegar meia hora antes, dar o nome e entrar na maior moleza. Esse povo fica esperando na fila porque não pergunta as coisas….eheheh
Na palestra, o funcionário do parlamento explicou que a cúpula de vidro é para simbolizar a transparência do governo (Hitler fez o que fez por governar a portas fechadas); aliás, transparência é uma compulsão por aqui. Praticamente todos os novos edifícios são de vidro e ao lado do prédio do parlamento, num prédio da administração, a constituição está escrita sobre um muro de vidro.
Para o projeto da reforma foi realizado um concurso com arquitetos do mundo inteiro, e ganhou o projeto coordenado pelo inglês Norman Foster, que bolou essa cúpula sensacional, cujo miolo de vidro ajuda a iluminar a sala onde os congressistas se reúnem. Nos dias em que há votação a visitação é mais restrita e precisa ser agendada com bastante antecedência por causa da procura (o Bundestag é o parlamento mais visitado no mundo, e já foi visto por mais de 30 milhões de pessoas desde 1999, quando foi inaugurado).
Ao lado desse prédio, do outro lado do rio, há uma série de edifícios modernos que acolhem todo o governo e, naturalmente, o complexo é todo construído em vidro. A ideia dos arquitetos é que se possa enxergar de uma ponta a outra para lembrar aos governantes da vigilância da democracia.
Aliás, o presidente alemão (que não manda nada) renunciou ontem por causa de um pronunciamento que gerou mal entendidos (já pensou se o nosso presidente também renunciasse quando falasse bobagem?). Mas a primeira-ministra, Angela Merkel, continua firme e forte (vimos o lugar onde ela senta quando vai ao parlamento).
Mas ainda não eram duas da tarde quando saí de lá e o dia ainda estava só começando!
Vani
Adorei as fotos! Que voces tenham uma boa viagem e aproveitem bastante, beijos!