Tá bom, vou só engrossar o coro: achei que essa marca gráfica da copa de 2014 ficou amadora. Como disse o Alexandre Wollner, um dos maiores designers do país, parece alguém escondendo o rosto de vergonha. Também rolou uma piadinha que parecia o Chico Xavier psicografando um livro. Já vi até alguém comentar que é uma mão acariciando uma boa bunda brasileira ou uma metáfora para dizer que está todo mundo “metendo a mão”. Enfim, penso que mais do que a questão estética, o maior problema é a gama de interpretações engraçadinhas (e não necessariamente desejadas) que o projeto favorece. O pessoal da agência Africa deixou a bola quicar (não pude resistir ao trocadilho infame) e o povo está chutando mesmo.
O que será que está acontecendo? Uma nova tendência estética no design ou apenas incompetência mesmo? Se fosse só aqui no Brasil eu até entenderia, mas lembrando a marca que vai representar Londres nas Olimpíadas de 2012 (que não é nem um pouco melhor que a nossa) dá até vontade de chorar..
Oh, my eyes….
alexandre wisintainer
Pena que esse pessoal não me conheceu antes, hehehehe. Certamente teríamos mais orgulho da “marca gráfica” da Copa do Mundo Brasileira…
Brincadeirinha…
Mas que tá estranha, isso tá!
Abraço, Alexandre
Rafaela
As duas são pavorosas, mas a de Londres, creio eu, consegue ser ainda pior.
Lígia Fascioni: Concordo plenamente, Rafaela! É um verdadeiro show de horrores!
renata rubim
Oi Lígia, o que está acontecendo é que esse “projeto” não foi feito por um designer. Basicamente, é isso. Nenhum designer – de verdade – faria essa coisa aí. Que causa tanta vergonha à imagem do país.
E o show de apresentação, o que foi aquilo?
Tudo resultado de coisas feitas por gente que não são das áreas competentes.
Um absurdo.
Beijos,
Renata
Lígia Fascioni: É Renata, concordo que essa seria a explicação mais lógica, mas duvido que a Africa não tenha bons designers na sua equipe (ela faz outros trabalhos ótimos). Só para lembrar, essa horrorosidade britânica para as olimpíadas de 2012 foi feita pelo maior escritório de design da Inglaterra, o Wolff Olins. Temo que seja uma tendência…
Ênio Padilha
Oi, Lígia.
Que tristeza! A marca é realmente pobrezinha e sem graça.
E aquele vermelho ali? o que representa? O governo do PT?
Já percebeu que o vermelho é onipresente em tudo o que este governo faz? No palco daquela apresentação chinfrim, por exemplo, era tudo verde-amarelo. Menos aquela enorme área em vermelho no lado direito do painel.
Lembra daquela Marca Brasil que foi lançada há uns cinco anos? e que ninguém adotou. Só aparece nas coisas do governo e das estatais?Poisé. Também tinha vermelho.
Muito esquisito. Será que falta cor na bandeira do Brasil para composições gráficas interessantes?
Renata Rubim
Lígia, penso que não seja tendência, não. Espero que não!
O que eu penso é que a Àfrica é uma agência de publicidade e, não, de design. E isso, sim, está virando tendência : agências tentando fazer design. Seria muito mais interessante as agências trabalharem em conjunto com os escritórios de design (seja lá de que área forem : gráfico, produto, embalagem, etc) em vez de acharem que podem fazer tudo.
O futuro está nos projetos que congregam. Não nos que excluem, segregam e dividem. Divisão deverá ser coisa do passado em breve. Ou nós, humanos, sumiremos 🙂
Guilherme Bandeira
Eu resolvi fazer minha versão, confira:
http://olhaquemaneiro.blogspot.com/2010/07/logo-copa-brasil-2014-por-guilherme.html
abraço!
Guilherme Bandeira
http://www.olhaquemaneiro.com.br
Renata Rubim
Mais uma texto sobre logos horríveis postado nos últimos dias na internet:
http://www.logoblog.org/wordpress/spoiled-logo-design-mistakes/
beijos!
Luiza Boaventura Mendonça
Eu li em alguns lugares que o criador dessa marca foi um francês!Se aqui no Brasil há tantos designers criativos então pq um europeu foi escolhido para fazê-la?
A logo dos Jogos Panamericanos que ocorreu no Rio, por exemplo, ficou muito boa e foi um brasileiro q a criou(ou não?).
Apesar de toda essa polêmica, eles não iram mudar e a Copa do Mundo no Brasil vai ser representada por uma péssima marca.
Abraços
Danyelle Aires
Por que se fosse só aqui até daria para entender?
Abraços.
Lígia Fascioni: Oi, Danyelle! Eu quis dizer que aqui no Brasil, as coisas são tão bagunçadas que a gente nem estranha um projeto tão importante feito com amadorismo (não é só a marca gráfica não, é tudo!!).