Coisa mais linda quando uma empresa sabe exatamente o significado do conceito de marketing: entregar valor e estabelecer relacionamentos duradouros. Pois a Olympus é um exemplo claro de quem sabe o que está fazendo.
Com certeza a empresa tem um belíssimo orçamento para o cumprimento dessa missão, ainda mais se considerarmos a ameaça dos telefones celulares como substitutos das câmeras fotográficas tradicionais, principalmente para fotógrafos amadores. A empresa atua em outros segmentos, como biomedicina, mas o carro-chefe ainda são as câmeras.
Pois bem, em vez de investir um caminhão de dinheiro para uma celebridade dizer, sem convencer ninguém, que só usa essa câmera, eles fizeram muito, mas muito melhor: contrataram artistas contemporâneos para criar instalações interativas impactantes, e, principalmente, fotogênicas. A exposição, gratuita, já percorreu várias cidades da Europa e está vindo pela segunda vez a Berlim (não fiquei sabendo da primeira, que foi em 2014). A cada temporada, os artistas e as instalações mudam, mas é sempre para deixar todo mundo de boca aberta.
A maioria das obras é projetada para que a pessoa tire muitos selfies (até eu, que não sou muito chegada, tirei vários, como você vai ver nas fotos). Mas o mais bacana, sensacional e genial, sabe o que é? Você entra e eles logo perguntam se você trouxe sua própria Olympus ou quer experimentar uma. Pode escolher uma câmera profissional ou uma mais simples (escolhi a simples, claro, pois não sei fotografar). O moço me deu as orientações básicas e logo guardei meu telefone, amigo de todas as horas.
É claro que, se eles estão querendo que as pessoas tenham a melhor impressão possível da câmera, não vão oferecer um fusquinha. Os modelos disponíveis eram os lançamentos mais recentes (depois fui olhar; eles me emprestaram uma câmera de € 2 mil) e você recebia o equipamento com a memória limpa e bateria carregada por quanto tempo quisesse ficar lá dentro.
A festa para os olhos era um deslumbre! Pena que tinha muito efeito de luz, difícil para uma leiga como eu fotografar. Mesmo assim, deu para se divertir bastante!
No final, veja se tem como não amar, você tem direito de imprimir três fotos em formato 13×18 cm e ainda leva o chip de memória para casa. Isso sem falar nos eventos paralelos: workshops, palestras e performances, tudo isso durante 20 dias.
Vou continuar tirando fotos com meu telefone (sou muito desajeitada com máquina), mas virei fã incondicional da Olympus, viu?
Para quem está em Berlim, a exposição fica até dia 23 de setembro e o site para se registrar e pegar o ticket online é esse: Olympus Perspective Playground.
Comentários