Realmente a pessoa não perde nada em vagar por Berlim, como adoro fazer aos finais de semana. Escolho um bairro ou região e vou me perdendo sem medo; parece que tem uma coisa colorida naquela esquina? Vamos lá ver! E aquilo ali, o que será? Só indo para ter certeza!
Foi assim que, flanando pelo bairro de Neukölln (na verdade, tinha ido lá procurar material para um protótipo), deparei-me com essa escadaria maravilhosa no final de uma rua. Olha.
Vi esse casal subindo de bicicleta pelo elevador e fui atrás, de escada. Lá em cima tinha uma obra (acho que estão fazendo uma praça) e, ao lado, um prédio enorme e antigo. Aí descobri a Kindl, uma antiga cervejaria que foi transformada em centro de arte contemporânea, o KINDL – Zentrum für zeitgenössische Kunst. Entrei, vi uma instalação em vídeo bem interessante e gostei, mas principalmente fiquei encantada com a arquitetura do lugar. Mais o mais legal mesmo é o café que ocupa a maior parte do prédio.
O König Otto é um café vegetariano/vegano e fica exatamente na sala onde estão instalados os tonéis onde se fazia a cerveja. No projeto de restauração, tentaram interferir o mínimo no cenário original. Até os paineis de controle do processo de produção foram mantidos. Olha só que coisa mais sensacional!!
Comentários