Pendurar roupa na sacada é feio demais, faz o prédio parecer um cortiço. Por essas e outras é que boa parte dos condomínios no Brasil (pelo menos nos que morei) proíbe a prática.
Menos na Itália. Acho que esse é o único lugar do mundo onde roupa no varal vira poesia antes mesmo de secar. Os italianos, com olhos treinados em ver arte e beleza por todos os lados desde criança, combinam as cores, as texturas, os tamanhos fazendo qualquer um que olhe ficar feliz, feliz.
Toda vez que eu apontava a máquina para cima, os nativos ficavam curiosos e olhavam também, à procura do objeto que valia a pena ser eternizado. Eles nunca entendiam, vários faziam caretas e sorriam. Mas é que estão tão acostumados que nem conseguem mais ver o tanto de lindo que isso é.
Veja com seus próprios olhos como não estou mentindo…
clotilde Fascioni
Bem legal…
Ênio Padilha
Pode ser mera coincidência, mas parece mesmo que eles têm a preocupação de compor visualmente as roupas no varal. Tudo combinando. Cores e tamanhos!
Será?
ligiafascioni
Verdade, Ênio! Mas acho que é automático, eles já têm os olhos treinados por causa do senso estético desenvolvido. Fazem sem perceber…
Cesar Manieri
Olá Lígia, o que impressiona são as cores, eles pensam para combinar? Tudo muito colorido,muito bonito! Vi algo parecido, certa vez, em Padova e Veneza.
ligiafascioni
Pois é, acho que esse povo tem um talento extraordinário para combinar cores. Tenho umas fotos de varais em Veneza também, tudo combinandinho. Lindo, né?
Lúcia Gallina
Em Portugal também penduram roupas nas sacadas.
Eu ficava encantada. Achei lindo.
Atenas
Olá Ligia, cheguei ao seu blog por meio de pesquisas que venho realizando para um projeto em Artes Visuais. Porém foi uma experiencia tão pobre para mim isso aqui, de fato as roupas penduradas na Itália nos agradam esteticamente, mas é tão triste você ter essa visão eurocentrista sabe? O Brasil também esta acostumado com beleza, mas talvez você não a considere porque não é a beleza do Renascimento…Enfim, gostaria de te dizer que até nos “cortiços” há poesia e arte, ta bom? Muito Ariano Suassuna para você valorizar as nossas produções.
ligiafascioni
Oi, Atenas!
Mas de onde que você tirou a ideia que não acho belezas no Brasil, inclusive em varais, casarios e favelas?
Penso que você está tirando conclusões precipitadas sem me conhecer… eu tiro fotos daqui porque moro aqui. Mas quando morava no Brasil, também achava lindo.
Enfim, repense melhor antes de julgar o senso estético das pessoas se você não tem informações suficientes para fazer uma análise justa. Isso se chama preconceito…
Enfim, abraços e sucesso no seu trabalho!