Hoje fiz uma coisa que estava na minha lista (que só faz crescer) há tempos: fui visitar o Buchstabenmuseum, ou, em bom português, o Museu das Letras. A ideia surgiu em 2005, quando duas apaixonadas por tipografia, Barbara Dechant e Anja Schulze, resolveram montar uma organização sem fins lucrativos para expor a incipiente coleção de letreiros e pesquisar mais sobre essa fascinante arte de escrever e sinalizar em letras grandes e tridimensionais. Em 2008 elas inauguraram o espaço, que já trocou de endereço duas vezes e agora está dentro de um shopping perto da Alexander Platz. As moças estão se organizando para conseguir um lugar maior e mostrar o acervo cada vez mais rico e variado.
O museu é pequeno, mas charmosíssimo. A variedade de cores, tamanhos, formatos e famílias tipográficas é de deixar designers totalmente descontrolados. Cada letra é catalogada caprichosamente; a ficha diz a que lugar pertencia, o endereço, o designer, a data, as dimensões, os materiais e tudo sobre aquele objeto de arte. Há desde letras da fachada de gigantes como a AEG, desenhadas e encomendadas por ninguém menos que Peter Behens até o letreiro de um cinema que fez parte do cenário do filme Bastardos Inglórios, filmado em Berlin em 2008.
Enfim, o que posso dizer é que meus olhinhos ficaram muito felizes com o presente. Como não sou egoísta, vou dividir com vocês também.
Deleitem-se…
Achou bacana? Então clique aqui e veja todas as fotos direto no Flickr.
Clotilde♥Fascioni
Interessante…
Pri-k
Fala sério! Tem coisa que dispensa comentário.
Mas bem que eu queria pra mim, aquele P verde com a coroa.
😀
ligiafascioni
Eu também queria…. 🙂