Para o povo que acha que reality show é sinônimo de Big Brother (já deu né Bial?), olha só que ideia ótima vinda diretamente do Oriente Médio. Engenheiros e engenheiras de países como Síria, Egito, Kuwait, Líbano, Iraque e Tunísia ficam confinados numa casa para inventarem coisas. Eles criam, testam, orientam, avaliam e até discutem política, veja só.
O objetivo do programa, chamado “Stars of Science” é encontrar os melhores inventores da região; há eliminação toda semana e os 4 últimos sobreviventes dividem o prêmio em dinheiro para começar um negócio e explorar comercialmente as respectivas invenções. Eles têm o livro do Alex Osterwalder (Business Model Generation) como referência inicial e os árabes estão vibrando com o concurso, que já está na quarta edição e rendeu invenções revolucionárias.
Bom, caso alguém tenha se esquecido, os árabes lideraram a matemática, a física e a química por vários séculos; não é à toa que, em vez de algarismos romanos, nós ocidentais usamos algarismos arábicos; os caras não são fracos já faz muito tempo.
Eu se fosse a Globo começava a prestar mais atenção nesse negócio. Já pensou se em vez de sonhar em posar para a Playboy ou G Magazine nossos jovens aspirantes à fama começassem a querem ser engenheiros, designers, matemáticos ou físicos? Não apenas a educação do país e o desenvolvimento tecnológico do país sairiam ganhando, como a programação da TV ficaria mais divertida. Fica a dica.
***
Fiquei sabendo pelo ótimo Mosca Branca, onde tem um link para uma reportagem na Wired e um vídeo no Youtube.
Jeff
Ótima idéia; tenho sobrinhos super inteligentes que querem ser jogadores de futebol por causa desses modismos , mas ainda bem que todos na família se colaboram para mostrar o caminho da educação e do esforço próprio.
João Carlos Teixeira
A Globo incluiria no canal Futura e passaria diariamente às cinco da manhã. A audiência seria limitada aos pais dos participantes, no máximo.
ligiafascioni
Será? Tomara que não… 🙁
Ênio Padilha
Na verdade, eu acredito que teria uma boa audiência. A mesma audiência dos programas dedicados à engenharia nos canais History e Discovery.
Como disse a Lígia, “Eu se fosse a Globo começava a prestar mais atenção nesse negócio.”
ligiafascioni
Oi, Ênio!
Concordo com você, e mais! Tudo é uma questão de como a coisa é apresentada. A Globo consegue fazer qualquer coisa virar moda. Se a ciência fosse apresentada de maneira mais interessante (talvez até com um pouco de glamour, para atrair), poderia fazer mais sucesso que novela das 8. Muita gente não gosta só porque não conhece; acaba engolindo o que vem pela frente sem pensar muito. É só uma questão de oferecer mais, então.
Seria tão legal….
Beijocas e tudo de bom 🙂
Pri-k
Que bacana!